A Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira está instalada no antigo Solar da família Serpa Pimental. Sendo dedicada a este escritor, contém o seu espólio composto por oito mil volumes.
O edifício dos Paços do Concelho, ou Colégio dos Jesuítas, foi construído no século XVIII e inaugurado em 1739, destinado aos padres jesuitas para ensinarem latim e moral e para ensinarem a ler e escrever.
A Capela Santa Cruz ou Capela da Senhora das Boas Novas tem origem num conto, segundo o qual apareceu uma imagem da Virgem Maria pendurada pelo pescoço, como se fosse enforcada.
A Capela do Senhor do Calvário é um local de peregrinação, sendo antecedida por uma escadaria onde estão situadas duas capelas dos passos da Via Sacra, da Agonia de Jesus no Horto e do Beijo de Judas.
Não sendo possível precisar a época da construção do Convento de São Francisco, está no entanto associada à Ordem dos Templários que se instalou em Gouveia entre 1125 e 1312.
O Curral do Negro é um parque arborizado situado a cerca de 3 km de Gouveia. A sua extensão e localização permite grandes passeios pela natureza, descanso e tudo o mais.
Este museu, denominado de “Espaço Arte e Memória”, foi inaugurado em setembro de 2005, no antigo refeitório do Convento dos Jesuítas. Mostra a história e cultura de Gouveia.