Está situada à entrada da aldeia, obrigatoriamente a servir de porta de entrada e saída da aldeia, como a proteger todos os visitantes que penetrem no resto da localidade. Da existência desta só temos o único elemento da edificação em 1595, anterior à Igreja Matriz.
Este templo religioso de fachada triangular, com uma sineira no lado direito, tem como rasgos a porta principal em moldura reta ladeada por duas pequenas janelas, também de moldura reta. Antecede-lhe uma cobertura com duas colunas e um gradeamento à volta.
No interior tem um retábulo-mor em madeira, em que ao centro se situa a imagem de Santo António, padroeiro da capela. Também se pode observar que o teto é todo ele pintado, possivelmente relacionado com a vida deste mesmo santo.
Este ponto está situado na localidade Cadafaz, na freguesia Cadafaz e Colmeal.
(Distância: 83 m SE)
É o largo que serve a aldeia, que convida todo o visitante a descansar, oferecendo a este uma paisagem maravilhosa.
(Distância: 83 m S)
A Igreja de Nossa Senhora de Cadafaz, assim conhecida, está datada dos finais do séc. XVI e inícios do XVII, nomeadamente entre os anos de 1585 e 1606.
(Distância: 3 km NE)
A capela da Candosa, graças à boa vontade das gentes da aldeia, foi erguida e terminada em 1958 como indica a inscrição na sua fachada principal.
(Distância: 5 km NW)
A segunda maior instituição de Góis, uma vez que esta localidade é concelho e por isso tem uma Câmara Municipal, a Junta de Freguesia está instalada numa antiga escola primária, transformada para esse efeito.
(Distância: 5 km NW)
Na parte histórica de Góis, no largo principal da vila, encontra-se um elemento fundamental de fornecimento de água à comunidade. De nome Pombal, esta Cisterna é do século XVI.
(Distância: 5 km NW)
Junto da cisterna e ambos os elementos a funcionar no mesmo sentido de fornecimento de água à população, é conhecida, com a cisterna, como Pombal.
(Distância: 5 km NW)
Atualmente de seu nome Francisco Inácio Dias Nogueira, era no seu passado conhecido como de Largo do Pombal, o único da vila de Góis.
(Distância: 5 km NW)
Com a denominação de Santa Maria Maior, este templo religioso, edificado em 1415, encontra-se no ponto mais alto do extremo sul da vila.
(Distância: 5 km NW)
Já quase no declinar do século XVI, nomeadamente em 1598, a Igreja da Misericórdia foi fundada com a contribuição do povo, entretanto com muitas alterações.
(Distância: 5 km NW)
Conhecido como Casa da Quinta, a qual dá o nome à rua que a ladeia em sentido ao Largo Principal, este edifício é mais um belo exemplar de residência senhorial.