×
Pontos de Interesse no Concelho de Góis
Aldeia da Pena (Pena)
De dimensões reduzidas e a ser considerada de xisto, é basicamente formada por construções de xisto e quartzito. Algumas destas têm a sua fachada rebocada e pintada com as cores tradicionais.
Aldeia de Aigra Nova (Aigra Nova)
Uma aldeia em toda a sua linha de xisto, em que a malha urbana é de uma simplicidade que se traduz em três ruas que vão desembocar num pequeno largo.
Aldeia de Aigra Velha (Aigra Velha)
Uma das quatro Aldeias de Xisto do concelho de Góis, esta é a mais velha aldeia das Aigras. Situa-se muito próximo dos cumes da Serra da Lousã, o que lhe dá o título de mais alta com uma altitude de setecentos e setenta metros.
Aldeia de Cadafaz (Cadafaz)
Cadafaz, uma aldeia serrana de xisto que se encosta pela serra acima ziguezagueando pelas casas, permitindo que as suas estreitas ruas não sejam tão inclinadas.
Aldeia de Comareira (Comareira)
A aldeia de Comareira é a mais pequena do circuito da rota do xisto. A mais pequena e considerada a mais genuína.
Aldeia de Soito (Soito)
A aldeia de Soito está entre as candidatas para ser considerada como Aldeia de Xisto, o que leva a que esta se apresente a todos os visitantes com uma imagem que se pode considerar de topo.
Alminhas (Candosa)
Erguidas em encruzilhadas, à beira de caminhos e em locais estratégicos, é muito frequente encontrar padrões de culto como as Alminhas.
Candosa Viva (Candosa)
Candosa é uma aldeia tipicamente serrana, a 15Km da vila de Góis, onde é mais forte a simbiose entre as gentes e a natureza, com uma vasta diversidade de valores culturais e costumes.
Capela de Candosa (Candosa)
A capela da Candosa, graças à boa vontade das gentes da aldeia, foi erguida e terminada em 1958 como indica a inscrição na sua fachada principal.
Capela de Santo António (Cadafaz)
Está situada à entrada da aldeia, da existência desta só temos o único elemento da edificação em 1595, anterior à Igreja Matriz.