Por interesse mútuo a construção deveu-se ao Senhor de Góis, D. Diogo da Silveira e aos representantes da igreja desta localidade. No decorrer século XIX viria a sofrer obras de restauração e de aumento em 1815 e 1855. Neste segundo tempo foi oferecido à igreja o órgão e o lustre.
De planta longitudinal, formada por uma nave e capela-mor, com a fachada a apresentar um portal em arco de volta perfeita encimado por uma janela em arco abatido iluminando o coro-alto.
Adossado a esta e num plano mais recuado à esquerda está a torre sineira quadrada com uma cobertura piramidal. Atrás desta está a sacristia.
No interior é formada por um coro-alto assente em duas colunas de madeira e quatro altares, dois laterais e outros dois a ladear o arco triunfal que dá acesso à capela-mor. Os tetos da nave e capela-mor são forrados a madeira.
Este ponto está situado na localidade Cadafaz, na freguesia Cadafaz e Colmeal.
(Distância: 8 m NE)
É o largo que serve a aldeia, que convida todo o visitante a descansar, oferecendo a este uma paisagem maravilhosa.
(Distância: 83 m N)
Está situada à entrada da aldeia, da existência desta só temos o único elemento da edificação em 1595, anterior à Igreja Matriz.
(Distância: 3 km NE)
A capela da Candosa, graças à boa vontade das gentes da aldeia, foi erguida e terminada em 1958 como indica a inscrição na sua fachada principal.
(Distância: 5 km NW)
A segunda maior instituição de Góis, uma vez que esta localidade é concelho e por isso tem uma Câmara Municipal, a Junta de Freguesia está instalada numa antiga escola primária, transformada para esse efeito.
(Distância: 5 km NW)
Na parte histórica de Góis, no largo principal da vila, encontra-se um elemento fundamental de fornecimento de água à comunidade. De nome Pombal, esta Cisterna é do século XVI.
(Distância: 5 km NW)
Junto da cisterna e ambos os elementos a funcionar no mesmo sentido de fornecimento de água à população, é conhecida, com a cisterna, como Pombal.
(Distância: 5 km NW)
Atualmente de seu nome Francisco Inácio Dias Nogueira, era no seu passado conhecido como de Largo do Pombal, o único da vila de Góis.
(Distância: 5 km NW)
Com a denominação de Santa Maria Maior, este templo religioso, edificado em 1415, encontra-se no ponto mais alto do extremo sul da vila.
(Distância: 5 km NW)
Já quase no declinar do século XVI, nomeadamente em 1598, a Igreja da Misericórdia foi fundada com a contribuição do povo, entretanto com muitas alterações.
(Distância: 5 km E)
Atualmente a situar-se no centro da aldeia, teve o seu início no cimo desta, que entretanto se expandiu pela encosta, o que a tornou na situação atual.