×
Pontos de Interesse no Concelho de Alvito
Junta de Freguesia de Alvito (Alvito)
Uma vila alentejana com presença humana da época do neolítico, da Idade do Cobre, do Bronze e do Ferro, dos romanos, seguindo-se os visigodos, terminando com a passagem dos muçulmanos. Integrou Portugal em 1234, e em 1251 a povoação foi doada a Estêvão Anes, chanceler do reino de Afonso III, tendo este feito o povoamento.
Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia (Vila Nova da Baronia)
A história de Vila Nova da Baronia tem como referência mais antiga a doação das terras pelo Concelho de Évora ao Chanceler-Mor de Afonso III, Estêvão Anes, em 1257, o qual as integrou no seu Couto de Alvito.
Largo Central de Alvito (Alvito)
O Jardim do Largo da Igreja, separado pela Igreja Matriz do Largo da Trindade, no centro da vida quotidiana, ali se situa também a Igreja da Misericórdia no seu limite e o coreto ao centro. Local de encontro e de conversas, principalmente após as quatro horas da tarde depois do maior calor.
Pelourinho de Água de Peixes (Água de Peixes)
Situado no lugar de Água de Peixes, numa pequena praça quadrada com casario à volta, este simples Pelourinho, cuja data provável corresponde ao século XVI, ergue-se sobre um soco quadrado de três degraus, onde assenta a coluna de fuste liso, sem qualquer remate.
Pelourinho de Alvito (Alvito)
Situado na Praça da República, tendo como pano de fundo o castelo, o Pelourinho de Alvito com traços manuelinos foi construído após o novo foral atribuído por D. Manuel, em 1516. Derrubado no século XIX, foi posteriormente reconstruido com fragmentos do anterior.
Pelourinho de Vila Nova da Baronia (Vila Nova da Baronia)
O Pelourinho de Vila Nova da Baronia, inicialmente denominada de Vila Nova de Alvito, recebeu o primeiro foral em 1280 e foral novo de D. Manuel I em 1516. Foi nesta data erigido o pelourinho, dada a elevação a vila e concelho.