Situada num encontro de ruas em que a denominação de uma delas é precisamente o nome da capela de Nossa Senhora da Conceição, é uma construção que a coloca nos séculos XVII e XVIII.
Com a data de inscrição no nicho da fachada a indicar a provável construção da capela no ano de 1655, foi fundada pelo Dr. Sebastião Lopes Toscano, que nela institui missa quotidiana por sua alma.
Em 1673, com a morte do fundador, este deixa capela ao seu sobrinho Manuel Álvares Toscano, e no século XVIII dá-se a colocação dos azulejos no interior deste templo religioso.
De planta retangular, é formada por nave e capela-mor mais pequena e estreita. Adossada ao templo, está a sacristia.
A fachada principal orientada a leste, é em frontão triangular com remate da sineira no vértice e ladeado por pináculos piramidais sobre plintos.
O rasgo do portal é em vão reto e a contornar uma moldura, encimado por um nicho em arco de volta perfeita que alberga uma cruz. No frontão ao centro, uma janela circular em tímpano.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova da Baronia, na freguesia Vila Nova da Baronia.
(Distância: 15 m S)
O Pelourinho de Vila Nova da Baronia, inicialmente denominada de Vila Nova de Alvito, recebeu o primeiro foral em 1280 e foral novo de D. Manuel I em 1516. Foi nesta data erigido o pelourinho, dada a elevação a vila e concelho.
(Distância: 89 m NW)
Houve uma primeira edificação de que não se conhece a data de construção e que ruiu no final do século XVI. Pouco depois iniciou o processo para a construção da nova igreja, construção essa que terminou em meados do século XVII.
(Distância: 91 m W)
Instalada nos antigos Paços do Concelho, do tempo em que Vila Nova de Baronia era sede de concelho, é um polo da Biblioteca de Alvito desde abril de 1986, onde há acesso a toda a documentação dos dois polos.
(Distância: 91 m W)
A história de Vila Nova da Baronia tem como referência mais antiga a doação das terras pelo Concelho de Évora ao Chanceler-Mor de Afonso III, Estêvão Anes, em 1257, o qual as integrou no seu Couto de Alvito.
(Distância: 136 m NW)
(Distância: 163 m NW)
(Distância: 167 m SE)
(Distância: 186 m NW)
(Distância: 236 m NW)
(Distância: 244 m SE)
Uma bica do género de fonte de mergulho, com uma posição a um nível inferior à estrada, em que a inscrição revela de que é uma edificação de 1910, altura em que as fontes comunitárias surgiram canalizadas. É contornada por um gradeamento e com um acesso central por uma pequena escada.