Numa terra como Alvito com tantos barões, foi preciso cinco séculos para que esta se tornasse Vila Nova da Baronia, com mudanças constantes tendo como base a Vila Nova de Alvito.
Contudo, a história de Vila Nova da Baronia não se escreve somente a partir do século XIII, tendo como referência mais antiga a doação das terras pelo Concelho de Évora ao Chanceler-Mor de Afonso III, Estêvão Anes, em 1257, o qual as integrou no seu Couto de Alvito.
Por esta razão que Vila Nova de Baronia goza um pouco do prestígio de Alvito, sede de Concelho, e seguindo nestes termos, a vila foi reconhecida com dois forais, dos quais o primeiro foi atribuído pela Ordem da Santa Trindade e o segundo pelo rei D. Manuel I.
Mas a história de Vila Nova da Baronia é muito mais antiga, e por certo esta antiguidade ascende a tempos muito anteriores à ocupação romana mas, ao contrário destes últimos, não existe qualquer vestígio.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova da Baronia, na freguesia Vila Nova da Baronia.
(Distância: 29 m NE)
Houve uma primeira edificação de que não se conhece a data de construção e que ruiu no final do século XVI. Pouco depois iniciou o processo para a construção da nova igreja, construção essa que terminou em meados do século XVII.
(Distância: 39 m S)
Instalada nos antigos Paços do Concelho, do tempo em que Vila Nova de Baronia era sede de concelho, é um polo da Biblioteca de Alvito desde abril de 1986, onde há acesso a toda a documentação dos dois polos.
(Distância: 55 m NW)
(Distância: 91 m E)
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, situada junto da rua com o mesmo nome, é uma construção que a coloca nos séculos XVII e XVIII. O nicho da fachada indica a provável construção da capela no ano de 1655. No século XVIII dá-se a colocação dos azulejos no interior deste templo religioso.
(Distância: 99 m N)
(Distância: 101 m SE)
O Pelourinho de Vila Nova da Baronia, inicialmente denominada de Vila Nova de Alvito, recebeu o primeiro foral em 1280 e foral novo de D. Manuel I em 1516. Foi nesta data erigido o pelourinho, dada a elevação a vila e concelho.
(Distância: 127 m N)
(Distância: 163 m NW)
(Distância: 187 m NW)
(Distância: 249 m SE)