×
Pontos de Interesse no Concelho de Madalena do Pico
Igreja de Nossa Senhora das Dores (Criação Velha)
A Igreja de Nossa Senhora das Dores, matriz de Criação Velha, é datada de 1728. A igreja está construída num local com um excelente panorama sobre a ilha, de que se destaca a grande escadaria que antecede a fachada principal.
Igreja de Santa Margarida (São Caetano)
Situada na localidade de Terra do Pão, num local com uma vista espetacular sobre a costa e o mar, a igreja de Santa Margarida foi inaugurada em 1879. Segundo a tradição, a igreja foi construída por Manuel José Sequeira para assim obter votos da população.
Igreja de Santa Maria Madalena (Madalena)
Sem indicação da data de construção desta igreja, possivelmente do século XVII, uma referência em 1871 mostra uma descrição diferente da atual.
Igreja de Santo António do Monte (Candelária)
Esta igreja, também denominada de ermida, é dedicada a Santo António e situa-se na localidade de Monte. A igreja foi construída pelos próprios habitantes, sendo aberta ao público em 1912 mas apenas terminada em 1951.
Império do Divino Espírito Santo da Madalena (Madalena)
Localizado junto da Igreja Matriz de Madalena, é um Império simples com a fachada quase totalmente ocupada pela porta e inserido entre dois edifícios.
Império do Divino Espírito Santo de Arieiro (São Mateus)
Ao contrário do habitual, este Império tem a entrada antecedida por um alpendre e a fachada simples termina em empena triangular, com a porta principal e um óculo no tímpano.
Império do Divino Espírito Santo de Cabo Branco (Madalena)
Um Império num recinto murado com a porta em ogiva e a fachada terminada em tímpano lobulado ladeado por pináculos e terminado numa coroa, com a data de 1912.
Império do Divino Espírito Santo de Chão do Monte (Candelária)
Um Império com a fachada aberta pela porta ladeada por duas janelas, todas em moldura ogival, com a data de 1980 no tímpano, terminado com uma cruz e ladeado por pináculos piramidais.
Império do Divino Espírito Santo de Criação Velha (Criação Velha)
Um Império com data de fundação de 1902, a fachada é aberta pela porta em arco perfeito e encimada pelo frontão contracurvado tendo ao centro a data de fundação. (Foto de Wikipedia)
Império do Divino Espírito Santo de Ginjeira (São Mateus)
Um Império ao Divino Espírito Santo na localidade de Ginjeira, tem indicada a data de fundação de 1926. A fachada é aberta pela porta em moldura ogival, com janelas laterais no mesmo formato. É encimada por uma decoração na horizontal em branco e cinza.