Este ponto está situado na localidade Candelária, na freguesia Candelária.
(Distância: 1 km E)
Ao contrário do habitual, este Império tem a entrada antecedida por um alpendre e a fachada simples termina em empena triangular, com a porta principal e um óculo no tímpano.
(Distância: 2 km SE)
Um miradouro, próximo de São Mateus, com uma vista espetacular sobre a costa sudoeste da ilha do Pico e sobre o mar.
(Distância: 2 km E)
Um Império ao Divino Espírito Santo na localidade de Ginjeira, tem indicada a data de fundação de 1926. A fachada é aberta pela porta em moldura ogival, com janelas laterais no mesmo formato. É encimada por uma decoração na horizontal em branco e cinza.
(Distância: 6 km NW)
Esta igreja, também denominada de ermida, é dedicada a Santo António e situa-se na localidade de Monte. A igreja foi construída pelos próprios habitantes, sendo aberta ao público em 1912 mas apenas terminada em 1951.
(Distância: 7 km NE)
Este cabeço representa o local mais elevado onde se consegue chegar de carro, a 1200 metros de altitude, e de onde se pode observar toda a ilha do Pico, numa paisagem de 360º.
(Distância: 8 km N)
Um Império com data de fundação de 1902, a fachada é aberta pela porta em arco perfeito e encimada pelo frontão contracurvado tendo ao centro a data de fundação. (Foto de Wikipedia)
(Distância: 8 km N)
A Igreja de Nossa Senhora das Dores, matriz de Criação Velha, é datada de 1728. A igreja está construída num local com um excelente panorama sobre a ilha, de que se destaca a grande escadaria que antecede a fachada principal.
(Distância: 8 km E)
Uma plataforma no Pico, o ponto mais alto de Portugal, a 2351 metros de altitude. Representa mais de 1000 metros a subir desde o ponto mais alto em que se pode deixar o carro.
(Distância: 8 km NW)
Um moinho de vento do século XX com a forma típica açoreana com o corpo giratório troncocónico em chapa metálica vermelha sobre uma também troncocónica de pedra.
(Distância: 8 km NW)
Uma capela dentro de um espaço murado, com porta retangular sobreposta por uma janela no timpano terminado em pináculos, com a sineira terminada em pináculos e a cruz ao centro.