Sem qualquer referência que a identifique, a Igreja Paroquial de Queirã, dedicada a São Miguel Arcanjo, desenvolve-se na longitudinal com uma planta retangular composta por nave e capela-mor mais pequena.
Está adossada na fachada esquerda a sacristia retangular e a saliência de uma capela. Na fachada oposta, igualmente de notar a saliência de uma capela.
A fachada principal em frontão contracurvado é delimitada por pilastras nos cunhais. É aberta pelo portal em arco abatido encimado por uma cimalha com um friso e ladeado por duas janelas, igualmente de moldura curva.
Ao centro, o frontão é aberto por uma janela quadrilobada, com remate de uma cruz latina e ladeada por pináculos piramidais com uma bola. No mesmo plano e no lado esquerdo, a torre sineira quadrada com uma cobertura piramidal.
Este ponto está situado na localidade Queirã, na freguesia Queirã.
(Distância: 115 m S)
Sem mais informações históricas sobre a freguesia, o topónimo de Queirã provém do termo romano Carius, de Villa Cariana, que derivou em Queiriana e daí em Queirã. Na região há um aproveitamento do minério, de que a região é muito rica. De povoações anteriores, apenas há sinais da presença romana.
(Distância: 3 km W)
Esta é uma pequena capela urbana em honra a Santa Bárbara, invocada como protetora de tempestades, raios e trovões. Destaca-se a fachada aberta pela porta ladeada por duas pequenas janelas de moldura reta e encimada por uma outra janela oval.
(Distância: 4 km W)
Uma ponte romana num dos melhores estados de conservação, que atravessa o rio Zela. Ponte média constituída por dois arcos de dimensões diferentes que servem de base para um tabuleiro ligeiramente em cavalete, com o piso composto por lajes.
(Distância: 4 km NW)
Pertencente a uma freguesia com um invejável passado histórico, Fataunços remonta a um passado documental comprovativo de que foi habitada desde a pré-história, restando diversos monumentos megalíticos. Figueiredo das Donas é mais conhecida pelo Paço da Torre, de que atualmente só resta a entrada.
(Distância: 4 km NW)
Aqui temos um estilo de pelourinho um pouco diferenciado dos habituais, confundindo um pouco com os cruzeiros. Está situado num pequeno largo existente ao lado da Junta de Freguesia.
(Distância: 4 km NW)
De planta longitudinal, é formada por nave e capela-mor retangulares. A fachada definida por cunhais, encimada por foragéus, tem anexada a torre sineira em forma quadrangular.
(Distância: 4 km NE)
A sede da Junta de Freguesia está localizada na antiga estação ferroviária de Moçâmedes, pertencente à Linha do Vouga, com a linha férrea nesta zona transformada em estrada. A povoação remonta a D. Afonso Henriques enquanto Infante, tendo este doado a povoação a Fernão Pires.
(Distância: 4 km NE)
Esta igreja é a segunda dedicada ao mesmo santo, dado a primeira ser de difícil acesso e havendo por isso necessidade de uma nova. Uma construção dos anos 1950, é composta por nave retangular e capela-mor mais pequena e estreita, tendo adossada paralelamente nas duas fachadas a sacristia e anexo.
(Distância: 4 km N)
Sem informações sobre esta Igreja Matriz e Paroquial de Figueiredo das Donas, destaca-se a fachada principal em empena triangular terminada com a cruz latina no vértice. Esta tem adossada à esquerda a torre sineira mostrando um relógio encimado pela abertura em arco de volta perfeita, que alberga o sino.
(Distância: 4 km W)
A Capela de Santo António resume-se à planta retangular com um único portal em arco de volta completa, com uma sineira no lado direito da fachada.