Um habitante voltou para a sua terra. Não era brasileiro e nunca o foi. Por ter junto algum dinheiro comprou um terreno junto do rio Paiva, construiu uma ponte a ligar as duas margens do rio e, como queria ganhar algum dinheiro, instituiu uma portagem para cobrar a quem quiser atravessar a ponte. A ponte antigamente era designada de "Ponte do Cerveira".
Ainda estão, nos dois lados do tabuleiro da ponte, dois pilares onde estavam fixadas as cancelas para cobrança da portagem.
Este ponto está situado na localidade Vila Seca, na freguesia Pinheiro.
(Distância: 31 m W)
(Distância: 139 m NW)
Sendo no século XIII uma paróquia da Terra de Moção, foi vila e sede do concelho de Pinheiro e Moção até 1834. No século XVI D. Manuel I reforma o foral de Moção e concede foral a Pinheiro.
(Distância: 182 m NW)
(Distância: 200 m N)
(Distância: 625 m NE)
A Igreja Matriz de Ermida, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, também conhecida por Igreja das Siglas devido ao grande número de siglas que ali se encontram, é o que sobra do antigo Mosteiro de Santa Maria da Ermida de Riba Paiva.
(Distância: 629 m NE)
(Distância: 687 m NE)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km SW)
As poldras são as pedras que atravessam um rio ou riacho e que servem como ponte para pessoas. Não tendo grande resistência ou capacidade, só se consegue atravessar a pé, e com cuidado por estarem muitas vezes molhadas e escorregadias.
(Distância: 1 km SW)