Uma capela construida com base numa lenda em que um homem foi atacado por dois lobos, pedindo a Nossa Senhora a salvação. Em agradecimento construiu naquele local uma capela dedicada a Nossa Senhora do Fojo ou do Refúgio.
Uma igreja ou capela em Campo Benfeito, a fachada é aberta pela porta sobreposta com uma janela e a torre sineira no lado direito, os cunhais da igreja e da torre são encimados por pináculos.
Um chafariz construído sob o que já foi uma varanda pertencente a uma casa agora em ruinas. A coluna do chafariz contém uma bica que verte água para um tanque retangular.
Este cruzeiro está situado a cerca de 300 metros para norte da aldeia de Campo Benfeito, num local da Serra de Montemuro com uma paisagem espetacular sobre toda a área em volta e vendo-se ao longe as aldeias de Campo Benfeito e Cotelo.
Uma fonte junto da estrada entre as localidades de Codeçal e Campo Benfeito, mostra o espaldar sem decoração e uma bica que verte água para um tanque retangular.
Um pelourinho com o fuste assente sobre uma base e dois degraus, todos secção quadrada, e sobre o qual assenta o volume também quadrangular, classificado como IIP desde 1933.