×
Pontos de Interesse no Concelho de Armamar
Igreja Matriz de Santo Adrião (Vila Seca e Santo Adrião)
Nesta igreja de nave e capela-mor em arquitetura barroca destaca-se a sineira dupla e no interior a talha barroca do altar-mor e talha policromada nos altares colaterais.
Igreja Matriz de São Cosmado (São Cosmado)
Dedicada a São Cosme e São Damião, do século XVII, é considerada a igreja mais artística do concelho de Armamar, destaca-se a torre sineira ameada e a talha dourada barroca.
Igreja Matriz de São Martinho de Chãs (São Martinho das Chãs)
Igreja Paroquial de nave e capela-mor, destaca-se a sineira à esquerda da fachada principal e com acesso por escada exterior e o relógio de sol na parede sul.
Igreja Matriz de São Romão (Santiago e São Romão)
A Igreja Paroquial de São Romão é uma construção de 1649 mas restaurada em 1928, em que se destaca a talha do altar-mor e dos altares laterais.
Junta de Freguesia de Aricera (Aricera)
Aricera foi povoada na época romana, comprovado pelos vestígios existentes, sendo nesse tempo uma vila rústica onde havia exploração de minério. Pelos Censos 2011 Aricera tinha 157 habitantes em 70 núcleos familiares.
Junta de Freguesia de Armamar (Armamar)
Armamar, a freguesia sede do concelho que se situa a sul do vale do rio Douro.
Junta de Freguesia de Queimadela (Queimadela)
Queimadela é referenciada no reinado de D. Afonso Henriques e depois nas inquirições de D. Afonso III e de D. Dinis. No tempo deste último rei, Queimadela e Figueira, do vizinho concelho de Lamego, formavam uma única freguesia pertencente a Lamego.
Junta de Freguesia de Santiago e São Romão (Santiago e São Romão)
A União de Freguesias de Santiago e São Romão resulta da junção das duas freguesias na reforma efetuada em 2013. Segundo os Censos de 2011, estas duas freguesias totalizavam 306 habitantes, 139 de Santiago e 167 de São Romão.
Junta de Freguesia de Vacalar (Vacalar)
Situada nas encostas do rio Douro, Vacalar contava 205 habitantes nos Censos de 2011, pertencendo à freguesia de Armamar até 1958 em que se tornou uma freguesia independente.
Miradouro da Misarela (Armamar)
Um miradouro, situado próximo da Igreja Matriz, de onde se pode ver lá em baixo no vale a localidade de São Joaninho, mais à frente o vale do rio Douro e mais além a Serra do Marão.