×
Pontos de Interesse no Concelho de Armamar
Igreja de São Miguel, Matriz de Armamar (Armamar)
A Igreja de São Miguel, Matriz de Armamar, é uma construção possivelmente do final do século XII ou início do seguinte, datando de 1211 a primeira referência à igreja. Teve obras e modificações nos séculos XVII e XVIII.
Igreja de São Pedro (Queimada)
Igreja de São Pedro, Matriz de Queimada, é uma igreja renascentista de nave e capela-mor com a sineira adossada no lado direito, num plano recuado e sacristia no lado esquerdo.
Igreja do Divino Espírito Santo (Vila Seca e Santo Adrião)
Igreja Matriz de Vila Seca, de 1695, destaca-se a torre sineira dupla separada da igreja com acesso por uma escada exterior e no interior a talha dourada no altar-mor.
Igreja do Senhor do Socorro (Travanca)
A Igreja do Senhor do Socorro, Matriz de Travanca, está situada num largo com o Cruzeiro do Senhor do Socorro. Destaca-se a fachada frontal com a porta principal em moldura de arco abatido sobreposta de frontão triangular interrompido e uma janela em óculo circular.
Igreja Matriz de Aldeias (Aldeias)
Igreja dedicada a Nossa Senhora do Loureiro e situada em Aldeias de Cima, é uma igreja do século XX com uma torre sineira no lado direito com uma altura fora do normal, para ser vista de muito longe.
Igreja Matriz de Aricera (Aricera)
Dedicada a São Cristóvão, é de planta longitudinal com nave e capela-mor, sacristia e torre sineira adossadas, situada num recinto murado, no interior destaca-se os retábulos em talha dourada.
Igreja Matriz de Cimbres (Cimbres)
Dedicada a São Martinho, possivelmente de 1767 conforme indicação no exterior, a torre sineira é de 1896. Destaca-se o órgão de tubos de 1902 no coro-alto e o altar-mor de 1904.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça (Vacalar)
Igreja Matriz de Vacalar, de 1951, dedicada a Nossa Senhora da Graça, construída no local onde existiu uma capela medieval com a mesma dedicação, destaca-se a porta principal com arquivoltas sobreposta de um nicho com a imagem da padroeira.
Igreja Matriz de Queimadela (Queimadela)
Dedicada a Nossa Senhora da Piedade, destaca-se a talha barroca do retábulo-mor e em especial o sacrário, tal como os dourados e entalhamentos dos altares laterais.
Igreja Matriz de Santiago (Santiago e São Romão)
A Igreja Matriz de Santiago é uma construção do século XVII, maneirista, composta por nave e capela-mor em planta longitudinal. A sacristia está adossada à esquerda e a torre sineira à direita, alinhada com a fachada principal.