Estas arcas tumulares, situadas na parte lateral do adro da Igreja Matriz, são um conjunto de sete sarcófagos do final da Idade Média, dos quais cinco apresentam decoração.
Uma pequena capela situada num espaço entre um muro e a estrada, mostra a fachada aberta pela porta e o tímpano frontal e traseiro ladeados por grandes pináculos piramidais.
Um chafariz do século XIX com um espaldar retangular situado na berma da estrada secundária de Santa Cristina para Mesão Frio, a poucas dezenas de metros depois da saída da localidade, num local com uma paisagem espetacular sobre Mesão Frio.
Um chafariz construído em 1861 pela Câmara Municipal, conforme a data inscrita no espaldar. O primitivo local da construção foi na frontaria do Convento da Ordem Terceira de São Francisco.
A Igreja de Santa Cristina está junto do Convento Franciscano, foi convertida em Matriz em 1834 após ser ocupada pelos paroquianos depois da extinção das ordens religiosas.
Igreja Matriz de Vila Jusã, foi reconstruída em meados do século XVIII com pedras de outra igreja muito mais antiga e de que não se sabe a origem. Destaca-se a torre sineira.
Esta freguesia, sede do concelho, é resultante da união das três freguesias anteriores, Santa Cristina, São Nicolau e Vila Jusã. Contava 1927 habitantes em 2011.