×
Pontos de Interesse no Concelho de Mesão Frio
Apeadeiro de Barqueiros (Barqueiros)
Um apeadeiro na Linha do Douro que faz serviço para a localidade de Barqueiros de que dista cerca de 1700 metros. A Linha do Douro liga Ermesinde ao Pocinho, numa extensão de 160 km.
Apeadeiro de Porto de Rei (Barqueiros)
Este apeadeiro está situado junto da localidade de Porto de Rei, na Linha do Douro entre Ermesinde e Pocinho que iniciou a sua exploração em 15 de julho de 1879.
Arcas Tumulares Românicas (Mesão Frio)
Estas arcas tumulares, situadas na parte lateral do adro da Igreja Matriz, são um conjunto de sete sarcófagos do final da Idade Média, dos quais cinco apresentam decoração.
Câmara Municipal de Mesão Frio (Mesão Frio)
Câmara Municipal de Mesão Frio - Avenida Conselheiro Alpoim, nº 432, 5040-310 Mesão Frio
Capela de Espírito Santo (Mesão Frio)
Uma pequena capela situada num espaço entre um muro e a estrada, mostra a fachada aberta pela porta e o tímpano frontal e traseiro ladeados por grandes pináculos piramidais.
Capela de Nossa Senhora da Conceição (Barqueiros)
Uma capela do século XVIII, salienta-se o tímpano, com um nicho da padroeira, encimado pela sineira e ladeado por grandes pináculos sobre pilastras.
Castro de Cidadelhe (Cidadelhe)
Um povoado fortificado anterior ao domínio romano, mostra muros romanos e a base de uma torre medieval. Está classificado como IIP desde 1992.
Chafariz das Fontaínhas (Mesão Frio)
Um chafariz do século XIX com um espaldar retangular situado na berma da estrada secundária de Santa Cristina para Mesão Frio, a poucas dezenas de metros depois da saída da localidade, num local com uma paisagem espetacular sobre Mesão Frio.
Chafariz do Largo da Independência (Mesão Frio)
Um chafariz construído em 1861 pela Câmara Municipal, conforme a data inscrita no espaldar. O primitivo local da construção foi na frontaria do Convento da Ordem Terceira de São Francisco.
Convento dos Franciscanos de Varatojo e Igreja de Santa Cristina (Mesão Frio)
A Igreja de Santa Cristina está junto do Convento Franciscano, foi convertida em Matriz em 1834 após ser ocupada pelos paroquianos depois da extinção das ordens religiosas.