De construção apalaçada, este belo exemplar do século XVII é formado por dois pisos. No rés-do-chão recorta-se uma arcada de quatro arcos de volta inteira.
Datado dos finais do século XVII e princípios do século XVIII, neste pequeno templo destaca-se o frontal do altar com painéis de pinturas sobre a madeira.
A capela, que se crê ter sido construída no século XVIII, apresenta uma planta longitudinal retangular. No interior destaca-se o púlpito e os frontais decorados com motivos fitomórficos.
A Igreja e a Torre é o que resta do Mosteiro ali existente, possuindo características românicas do século XII. A igreja pertencera ao Mosteiro da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
O Pelourinho está situado no centro da praça em frente do Mercado. Poderá datar dos finais do século XVI, aludindo os elementos heráldicos a D. Manuel.
É considerada como uma das mais notáveis obras construídas em Portugal medieval, da primeira metade do século XV, com fortes remodelações nos séculos XVIII e XIX.