A primitiva igreja românica foi posteriormente ampliada na cabeceira e do corpo da nave, como revelam as cicatrizes nos seus muros. Da primitiva traça decorativa conserva ainda a escultura dos modilhões da cabeceira e uns frisos de parede. Do seu medieval de origem, apenas se mantém de pé a torre quadrangular.
O seu interior sofreu várias alterações, chegando aos nossos dias com um retábulo de talha da segunda metade do século XVIII na capela-mor.
Este monumento está inserido na Rota dos Mosteiros, do Portal de Melgaço, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.
O conjunto está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova de Muía, na freguesia Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães.
(Distância: 3 km W)
Datado dos finais do século XVII e princípios do século XVIII, neste pequeno templo destaca-se o frontal do altar com painéis de pinturas sobre a madeira.
(Distância: 3 km W)
Câmara Municipal de Ponte da Barca - Praça Dr. António Lacerda, 8, 4980-020 Ponte da Barca
(Distância: 3 km W)
A capela, que se crê ter sido construída no século XVIII, apresenta uma planta longitudinal retangular. No interior destaca-se o púlpito e os frontais decorados com motivos fitomórficos.
(Distância: 3 km W)
Igreja de São João Baptista, Monumento Nacional, foi reformulada entre os anos de 1717 e 1738. Destaca-se a riqueza retabular e a decoração.
(Distância: 3 km W)
De construção apalaçada, este belo exemplar do século XVII é formado por dois pisos. No rés-do-chão recorta-se uma arcada de quatro arcos de volta inteira.
(Distância: 3 km W)
Considerado o ex-libris da vila, este Mercado Pombalino é uma obra singular de grande valor arquitetónico edificado em 1752.
(Distância: 3 km W)
O Pelourinho está situado no centro da praça em frente do Mercado. Poderá datar dos finais do século XVI, aludindo os elementos heráldicos a D. Manuel.
(Distância: 3 km W)
É considerada como uma das mais notáveis obras construídas em Portugal medieval, da primeira metade do século XV, com fortes remodelações nos séculos XVIII e XIX.
(Distância: 5 km SW)
Um templo da época do românico, do século XII (1136-1140), pertencente ao Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, conserva ainda alguns elementos da origem.
(Distância: 6 km NW)
Igreja de São Paio, a Igreja Paroquial de Arcos de Valdevez, teve o seu início nos finais do século XVIII e acabou no decorrer do século XIX.