Situada na rua principal do centro histórico, Dr. Mendes Pedroso, este templo religioso, anexo à Igreja Paroquial de São Nicolau, foi mandado edificar pelo casal Redondo em 1330.
Situado em anexo à Igreja do Hospital de Jesus Cristo, este pequeno templo, também denominado de Capela da Ordem de Terceira de São Francisco, passa como sendo a Igreja do Hospital.
Do Convento de São Francisco subsiste somente a igreja e o claustro, estando situado na Rua 31 de Janeiro, zona privilegiada da cidade desde do século XIII.
Situada no centro histórico de Santarém, a poucos metros da Igreja de Santo Estêvão, ergue-se este pequeno templo conhecido como a Ermida do Santíssimo Milagre.
Situa-se na Calçada das Figueiras, ponto estratégico para a cidade medieval, uma vez que se encontrava no perímetro muralhado, mantendo ligações privilegiadas com as zonas ribeirinhas.
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.