×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila do Conde
Igreja de São Cristovão (Rio Mau)
Mais uma igreja de estilo românico do séc. XII, de nave e abside retangulares. A capela-mor é abobadada com capitéis lavrados e arco triunfal com três arquivoltas.
Igreja de S. Francisco (Azurara)
A Igreja de S. Francisco está ligada ao convento com o mesmo nome. Teve uma reedificação iniciada em 1591, sendo a original possivelmente anterior a 1518.
Igreja Matriz de Azurara (Azurara)
Igreja Santa Maria de Azurara, imponente fachada com a sua torre, de estilo manuelino. Foi construída no tempo de D. Manuel pelas suas passagens a caminho de Santiago de Compostela.
Igreja Matriz de S. João Baptista (Vila do Conde)
Igreja Matriz de Vila de Conde, substituindo uma anterior da qual não há vestígios, teve a sua obra começada em 1496, e a partir de 1502 a Coroa passou a financiar a obra.
Pelourinho de Azurara (Azurara)
Com as passagens do rei D. Manuel I a caminho de Santiago de Compostela, o pelourinho surgiu com a Igreja Matriz, estando situado na parte lateral da igreja.
Pelourinho de Vila do Conde (Vila do Conde)
Pelourinho datado do século XV, está situado junto dos Paços de Concelho e da Igreja Matriz. Inicialmente a sua utilização era um marco jurisdicional, atualmente é um marco histórico.
Ponte de D. Zameiro (Macieira da Maia)
A Ponte de D. Zameiro é mais uma ponte romana de onze arcos, uma das estruturas de passagem que existiram sobre o Rio Ave, um dos elos de ligação do Porto até Galiza, o Caminho de Santiago.
Ponte de S. Miguel de Arcos (Arcos)
Ponte de S. Miguel de Arcos é mais uma ponte romana de três arcos, que fazia parte do caminho principal entre o Porto e Galiza.