Esta igreja dedicada ao seu orago São Cristóvão é uma segunda construção que se realizou no princípio do século XVIII, demorando apenas três anos entre 1716 e 1719.
A substituída realizou-se numa outra época anterior e num outro lugar.
De planta retangular, formada por nave e capela-mor retangulares, a fachada principal é constituída por três panos, o pano central e as duas torres sineiras, divididas por pilastras.
O pano central tem como rasgo maior o portal em verga reta com cornija saliente e encimado por um nicho com a imagem do orago ladeado por duas pequenas janelas estreitas. A rematar está o frontão triangular com a cruz no vértice da empena.
A ladear a fachada estão as torres sineiras, uniformemente estreitas e rematadas por coruchéus.
Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Louredo, na freguesia Louredo.
(Distância: 369 m NE)
O Pelourinho, símbolo de um poder confirmado por D. Afonso IV em 1342, ergue-se sobre uma plataforma larga e quadrangular formada por três degraus. Ao centro eleva-se o fuste cilíndrico e liso, rematado no topo por uma anelete e bocel.
(Distância: 388 m NE)
Desconhecendo-se a sua função, é formado por uma estrutura em cantaria quadrangular com onze metros e setenta centímetros de altura. A sua base é formada por quatro degraus, seguindo-se três corpos sobrepostos, com o remate piramidal.
(Distância: 2 km SW)
Esta igreja mais antiga, que remonta ao século XVII, foi construída toda em granito. Orientada longitudinalmente, com a fachada principal orientada para poente, apresenta uma planta retangular com nave e capela-mor.
(Distância: 2 km SE)
Este templo religioso do século XVIII dedicado a São Tomé ergue-se sobre um outro da época medieval da primeira metade do século XIII que, segundo a tradição, teria sido erguido a mando de D. Mafalda, neta de D. Afonso Henriques.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 3 km NE)
Ponte romana de dois arcos sobre o rio Mesio. Foi recentemente construída outra ponte junto desta, para o trânsito automóvel.
(Distância: 3 km NE)
Um aqueduto provavelmente do século XIX, com cerca de 100 metros de comprimento, era utilizado para levar água até à Casa de Lagoas.
(Distância: 3 km N)
A Igreja de São Pedro de Ferreira ou Igreja de São Salvador pertence ao Mosteiro com o mesmo nome. Datado do final do século XII, trata-se de um edifício notável de construção do românico de cariz rural.