×
Pontos de Interesse no Concelho de Paredes
Anta do Padrão (Serzedo)
Esta anta é de grandes dimensões, datada do III milénio a.C. Nela existem diversas pinturas a vermelho e preto. Atualmente está no Museu de História Natural da Faculdade de Ciências do Porto. Neste local resta apenas a mamoa.
Antigo Edifício dos Paços do Concelho (Paredes)
Este magnífico edifício retangular é considerado como um dos mais distintos de Paredes e um dos melhores Paços do Concelho de Portugal. A sua construção realizou-se na segunda metade do século XVIII.
Aqueduto de Cimo da Vila (Vila Cova de Carros)
Este aqueduto, do século XIX, é formado por caleiras escavadas, que assentam em pilares verticais, fazendo transportar a água de um ponto inicial determinado como minas até um ponto final, à semelhança de tanques.
Arcas Tumulares (Cete)
Estas seis arcas tumulares, fora do Mosteiro de Cete, estão compreendidas entre os séculos XII e XV, marcando por isso o final do românico.
Biblioteca Municipal de Paredes (Paredes)
Este edifício foi construído na segunda metade do século XIX, mais precisamente em 1866, por um benemérito de seu nome Joaquim Ferreira dos Santos, mais conhecido por Conde Ferreira ou Conde de Ferreira.
Câmara Municipal de Paredes (Paredes)
Como instituição máxima do Concelho de Paredes, a Câmara Municipal é um edifício da primeira metade do século XX. A sua construção terminou em 1942 e posteriormente sofreu uma campanha de obras e uma ampliação.
Canhão da Senhora do Salto (Senhora do Salto)
Este fenómeno corresponde a um vale, em que o rio Sousa atravessa estas rochas quartzíticas e xistosas, numa predominância de rochas pré-câmbricas e paleozóicas resistentes à erosão.
Capela da Senhora da Piedade da Quintã (Baltar)
A Capela da Senhora da Piedade, antigamente uma ermida sob o nome de Virgem da Piedade, situa-se próximo da localidade de Quintã, freguesia de Baltar.
Capela da Senhora do Salto (Senhora do Salto)
A conjugação da natureza com o templo religioso ali existente é o verdadeiro mote para que este pedaço de um canto do Parque da Senhora do Salto se transforme num espaço idílico para quem o visita, permitindo assim um dia bem passado.
Capela de São José (Paredes)
A caminho da Ponte Romana de Cepeda, encontramos um pequeno outeiro que se denomina de São José onde está edificada uma capela com o mesmo nome que deve remontar ao século XIX.