O Aquário Vasco da Gama, um dos aquários mais antigos do mundo, foi inaugurado em 20 de maio de 1898, num projeto iniciado pelas comemorações do 4º Centenário da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama.

O Aquário Vasco da Gama, um dos aquários no género mais antigos do mundo, foi inaugurado em 20 de maio de 1898. Foi remodelado e acrescentado um piso por volta de 1916.

O projeto para a construção deste aquário iniciou pela comemorações do 4º Centenário da partida de Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia. Este projeto teve o apoio do rei de Portugal D. Carlos.

Na inauguração do Aquário estavam expostas as coleções reunidas nas campanhas oceanográficas do rei D. Carlos, grande interessado no assunto e pioneiro da oceanografia em Portugal.

Até 1901 o Aquário, por falta de recursos, foi-se degradando, sendo então entregue ao Ministério da Marinha.

As coleções do Aquário mantêm as coleções do rei incluindo documentos e aparelhos por ele utilizados. Mostra-se também os invertebrados marinhos, várias espécies de tubarões, muitas espécies de moluscos, e finalmente mamíferos e aves marinhas. Conta um total de cerca de 90 aquários e tanques.

Localização

Este ponto está situado na localidade Cruz Quebrada - Dafundo, na freguesia Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo.

Coordenadas GPS: N 38 41.954' W 009 14.281'  (38.69923, -9.23802)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Biblioteca Municipal de Algés

Biblioteca Municipal de Algés - Visitar Portugal

(Distância: 533 m E)
Inaugurada em 1980 no Palácio Anjos, foi em 2001 mudada para as novas instalações no Palácio Ribamar. Além dos livros e outras publicações, que podem ser consultados no local ou levados para empréstimo, conta ainda o espaço multimédia e o espaço infantil.

Farol do Esteiro

Farol do Esteiro - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
O Faro do Esteiro está situado na mata do Estádio Nacional, cerca de 430 metros a sul do Estádio. É uma torre quadrada revestida a azulejos sobre a casa do faroleiro, estando o lado sul da torre pintado com duas faixas vermelhas.

Torre de Belém

Torre de Belém - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
A Torre de Belém ou Torre de São Vicente, também foi designada por "Baluarte de São Vicente a par de Belém" e por "Baluarte do Restelo", foi construída segundo o estilo manuelino e concluída em 1520.

Ermida de São Jerónimo

Ermida de São Jerónimo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
A Capela ou Ermida de São Jerónimo, no Restelo, é uma capela simples do início do século XVI rodeada por um jardim.

Farol da Gibalta

Farol da Gibalta - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
O Farol da Gibalta entrou em funcionamento em maio de 1914. Após a sua derrocada, foi construído o atual em maio de 1954 a 30 metros do original.

Ermida do Santo Cristo

Ermida do Santo Cristo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
Uma pequena ermida de estilo manuelino do início do século XVI, na sua construção estava situada dentro da cerca do Mosteiro de Santa Maria de Belém, ou Mosteiro dos Jerónimos.

Planetário Calouste Gulbenkian

Planetário Calouste Gulbenkian - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
O Planetário Calouste Gulbenkian, situado em Belém junto do Mosteiro dos Jerónimos, foi inaugurado em 20 de julho de 1965.

Museu Nacional da Arqueologia

Museu Nacional da Arqueologia - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
O Museu Nacional de Arqueologia foi fundado em 1893, situando-se no antigo dormitório do Mosteiro dos Jerónimos, na ala ocidental. Abriu as portas ao público em 1906.

Museu da Marinha

Museu da Marinha - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
O museu foi criado em 1863 quando o rei D. Luís determinou que fosse feita uma colecção de objetos relacionados com a atividade marítima portuguesa.

Farol de Belém

Farol de Belém - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
Esta torre é um falso farol e que nunca funcionou. Foi construído para a Exposição do Mundo Português em 1940 fazendo parte das histórias dos descobrimentos, sendo apenas um elemento turístico situado entre a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

gif