Situado junto da Praia de Paimogo, tem também como nome Forte de Nossa Senhora dos Anjos. Foi edificado após a Restauração da Independência de Portugal para proteção do território.
Igreja situada na Rua da Misericórdia, no centro de Lourinhã, é uma igreja longitudinal, com nave e capela-mor, em estilo maneirista, barroco e rocaille com uma capela lateral e coro-alto.
Uma igreja do século XIX com a torre sineira adossada à esquerda da fachada, foi construída pelos habitantes por se terem livrado da pandemia da febre amarela. No final do século XX as paredes internas foram parcialmente revestidas a mármore.
Uma capela inserida num recinto onde também existe um coreto e um cruzeiro, é de planta longitudinal com anexo à esquerda, com a sineira sobre o anexo e a fachada terminada pela cruz ladeada pelos pináculos sobre os cunhais.
Inaugurada em junho de 1978, é uma igreja moderna de três naves separadas por colunas. Destaca-se a torre sineira afastada da igreja e uma imagem da padroeira no lado oposto.
Esta é conhecida como a Antiga Igreja Matriz da Lourinhã, havendo divergências quanto à sua cronologia. Crê-se que o templo tenha sido edificado entre 1384 e 1397.