O Convento Dominicano completa a trilogia dos templos religiosos existentes no topo da Serra de Montejunto, ao lado da Capela de Nossa Senhora das Neves e da Ermida de São João Batista. Sem qualquer referência sobre este monumento, foi considerado o primeiro Mosteiro Dominicano português e também o primeiro que foi começado e que nunca foi acabado.
Assim ficou como hoje nos é apresentado, em estado de ruína, desde o século XIII.
Este ponto está situado na localidade Arieiro, na freguesia Lamas e Cercal.
(Distância: 36 m NW)
A Capela de Nossa Senhora das Neves é um de três edifícios religiosos situados no topo da Serra de Montejunto. Pouco se sabe sobre este templo, que aqui se encontra desde o século XIII.
(Distância: 87 m SW)
Desta capela sabe-se apenas que a sua existência era referida pelas fontes mais antigas e, segundo algumas destas, o pequeno templo já existia no XIII aquando da construção do mosteiro.
(Distância: 747 m NE)
A ideia veio de Espanha aquando da visita do Rei Filipe III de Espanha a Portugal e a necessidade de ser presenteado com bebidas frescas, ao qual estava habituado. Perante tal fato a única medida de então era recorrer a neve, que no nosso caso provinha da Serra da Estrela.
(Distância: 951 m NE)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 2 km S)
O Parque de Lazer dos Cortiços deve o nome à existência anterior de diversos cortiços que entretanto foram abandonados, mantendo-se no entanto o nome.
(Distância: 2 km S)
São Gregório Magno é o nome completo deste templo em que, sem haver uma data definida da sua construção, a edificação confunde-se com a história da população.
(Distância: 2 km S)
Foi formada por gente oriunda de Torres Vedras que, para fugir à peste que então assolou a região, se fixaram aqui tendo feito cabanas para se abrigarem do vento.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)