Desconhecendo-se a data da sua edificação, em 1505 a existência deste templo religioso já era certa pois foi no ano em que se instituiu a Irmandade de São Pero Gonçalves Telmo.
Foi edificada no século XV a Capela do Espírito Santo, e foi precisamente no lugar desta que, em 1589, se fundou a Igreja de São Pedro, que estaria concluída em 1593.
Originalmente edificada ao mártir S. Sebastião, é incerta a fundação deste templo. Foi vítima de constantes reformas, que contribuíram para uma mudança de caraterísticas da igreja primitiva para o que se vê na atualidade.
É a única porta das muralhas com que Peniche nos recebe, uma antiguidade do século XVI que serviu para a defesa da cidade juntamente com o Forte da Consolação e o Forte de São João Batista das Berlengas.
As muralhas de Peniche foram construídas no século XVI para defenderem a cidade em conjunto com o Forte da Consolação e o Forte de São João Batista, nas Berlengas.
Para aqui, de nome Cabo Carvoeiro, somos conduzidos a um dos pontos mais ocidentais da Europa, com a presença de um farol sinalizando os locais para a condução dos barcos.
Com as denominações de Ermida ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, é um templo religioso ligado às romarias. Sem época definida de edificação, a estrutura atual remonta ao século XVII.
Peniche é diferenciada pela sua localização, única no País, pois está situada numa península, o que a faz a cidade mais ocidental da Europa Continental.