Esta roldana, em tempos do passado recente, servia para tirar água, fazendo parte do poço.
Sem qualquer acontecimento histórico ou cronológico que a defina, esta fonte servia para o consumo de água pela população local.
Está de paredes meias com o átrio da Igreja Matriz, que se liga à fonte através de um pequeno terraço ou varanda, com a bica num patamar inferior.
É formada por uma estrutura de pedra, com três arcos de volta perfeita, dos quais as bicas dos dois exteriores estão inativas, funcionando apenas a do central. É esta estrutura, tal como a proximidade com a Igreja, que dá um certo relevo à fonte.
Este ponto está situado na localidade Reguengo do Fetal, na freguesia Reguengo do Fetal.
(Distância: 15 m S)
A par com a mudança de orago para Nossa Senhora do Fetal, o templo religioso também acabou por ser uma nova construção quinhentista que manteve alguns vestígios da arquitetura original como as molduras dos arcos de cantaria nas paredes da Igreja.
(Distância: 44 m NW)
Situada no Largo da Fonte, a junta da Freguesia a que a história impôs o nome de Reguengo do Fetal remete-nos a um tempo em que este pequeno território pertencia ao rei, segundo o significado de Reguengo.
(Distância: 286 m S)
(Distância: 307 m S)
(Distância: 347 m S)
(Distância: 352 m E)
(Distância: 359 m S)
Situada num pequeno monte a sul da povoação, a ermida de Nossa Senhora do Fetal também se veio a transformar num Santuário, à semelhança de muitos outros.
(Distância: 1 km NW)
Situada a 1000 metros a NW do centro da localidade, está situada num excelente espaço arborizado e equipada com duas piscinas, uma grande e uma pequena, balneários, bar e esplanada.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)