Sendo o primitivo castelo do século XI, feito pelos Almóadas, foi conquistado por D. Sancho I, passando mais tarde para os árabes. Em 1248, pelas mãos de D. Afonso III, o castelo voltou definitivamente para o Reino de Portugal.
Em 1300 D. Dinis doou-o à Ordem de Avis, que fizeram obras de recuperação. No século XVI, perdeu o interesse estratégico, contribuindo para que a população se transferisse para as imediações. A situação do castelo agravou-se mais com o terramoto de 1755.
O castelo está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Paderne, na freguesia Paderne.
Este castelo situa-se a sul de Paderne, próximo da ligação entre as autoestradas A2 e A22.
(Distância: 158 m W)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 2 km N)
Uma capela situada na saída oeste de Paderne, destaca-se a fachada simples virada a leste, com a sineira dupla sobre o anexo à esquerda.
(Distância: 2 km N)
Este templo teve o seu início no princípio do século XVI com a transferência da população do castelo para a atual freguesia.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 4 km SW)
Esta estação, que faz parte da Linha do Algarve, foi construída no final do século XIX, havendo diligências para transporte entre a estação a a cidade.
(Distância: 5 km SW)
(Distância: 5 km SW)
Um mercado situado no centro da localidade de Ferreiras, onde se pode adquirir quase diariamente produtos hortícolas e frutícolas, bem como peixe fresco.
(Distância: 5 km SW)
Esta freguesia foi criada em 1997 com lugares que anteriormente pertenciam às freguesias de Albufeira, Guia e Paderne, contava em 2011 com 6406 habitantes.
(Distância: 7 km SW)
Um Parque de Campismo classificado com 4*, com espaço para tendas e para caravanas, equipado com todas as comodidades, restaurante, bar, supermercado, lavandaria, chuveiros quentes, e ainda piscinas, campos de ténis, parque infantil.