×
Pontos de Interesse no Concelho de Mourão
Coreto da Praça da República (Mourão)
Um coreto no centro da Praça da República, um sinal dos tempos antigos onde se apresentava espetáculos musicais ou outros. Embora sem a atividade antiga, ainda se utiliza para espetáculos do mesmo tipo.
Ermida de São Sebastião (Granja)
A capela do cemitério, não há informação de quando foi construída mas é anterior ao final do século XVI.
Ermida de São Sebastião (Mourão)
Situada num local isolado a cerca de 600 metros a NW de Mourão, com uma excelente paisagem sobre a albufeira, é uma capela do século XV com grandes obras no século XIX.
Estação dos Passos do Senhor (Mourão)
Uma das sete estações da Via Sacra, construídas no século XVII, que são decoradas e utilizadas por ocasião da Procissão anual dos Passos.
Igreja da Misericórdia (Granja)
A Igreja da Misericórdia da Granja é uma igreja do final do século XVI, onde se destaca a torre sineira, Torre do Relógio, com uma altura muito superior à da igreja. No século XIX foi utilizada como celeiro e mercado público.
Igreja da Misericórdia (Mourão)
A construção da Igreja da Misericórdia iniciou-se no ano 1719, no reinado de D.João V. Com uma fachada simples, destaca-se o pórtico de mármore do tipo joanino encimado pelas armas da Misericórdia.
Igreja de Nossa Senhora da Luz (Luz)
Esta igreja, matriz da freguesia da Luz, foi construída como réplica da antiga igreja do mesmo nome que se situava na antiga aldeia da Luz, submersa pela barragem do Alqueva. Destaca-se a fachada com a porta antecedida por um alpendre.
Igreja de Nossa Senhora das Candeias (Mourão)
Igreja Matriz de Mourão, dedicada a Nossa Senhora das Candeias, situada no castelo entre as torres góticas, foi iniciada em 1681 e terminada 11 anos depois.
Igreja de São Francisco (Mourão)
Também conhecida como Capela Venerável da Ordem Terceira de São Francisco, foi construída nos reinados de D. João V e D. José I. De estilo barroco, de traça primitiva, é constituída por uma nave muito simples.
Igreja Matriz de São Brás (Granja)
Esta igreja data do século XVI mas teve diversas modificações nos séculos seguintes. Destaca-se a fachada onde se abre a porta sobreposta por uma janela, e a sineira à esquerda.