Tendo possivelmente feito parte dos Paços do Concelho, é um museu que recorda um antigo lagar de azeite pelo que existe no interior. Atualmente, além de ser um museu, pertence à Guarda Nacional Republicana.
Borba é uma vila sede de um concelho relativamente pequeno, cuja população ascende a cerca de sete mil habitantes. Uma terra rica em mármore, e cenário marcado pela história de Portugal.
A Capela de Santo António é uma construção do século XVII, nos anos 30, pelas mãos da Irmandade de Santo António. Destaca-se a fachada aberta pela porta onde está sobreposta uma escultura em barro de Estremoz representando o santo padroeiro.
Com base no desenvolvimento de Borba, acredita-se que o Castelo seja de um período anterior ao rei D. Afonso II, uma vez que, quando este reconquistou a região aos árabes, tal construção já existia.
Fundado em 1 de julho de 1978, promove e incentiva atividades culturais, sociais e desportivas, sendo a sua Banda Filarmónica um símbolo musical do país.
Situado no interior do Castelo de Borba, é uma construção do século XIX adaptada a cinema na década de 1920. Estando fechado, foi reaberto em 2007 para teatro, cinema e outros espetáculos.
Fundado em 1505, o principal interesse vem do bosque que lhe deu o nome, com lagos, ilhas, capelas, fontes, tudo o necessário para os frades que ali viviam.