Foi edificada durante o século XII deixando em 1191 de pertencer à Colegiada de Santa Maria de Alcáçova passando para o Hospital e Gafaria que foi instituído por D. Afonso II.
Entretanto, nos finais do século XIII e início do XIV, numa contenda judicial com os Cónegos de Santa Maria de Alcáçova, os ocupantes da gafaria foram forçados a saír da zona (próxima do Paço Real) para reinstalarem o hospital e uma ermida fora da vila, mais propriamente no Cerco de São Lázaro.
Assim se mantiveram na propriedade destes até ao século XVII, tendo o Hospital de São Lázaro e todo o seu património começado a ser administrado pela Santa Casa da Misericórdia.
Com uma planta retangular, de uma só nave e capela-mor, a fachada é rasgada por uma porta em verga reta e antecedida por uma alpendre a poente e a sul.
Apresenta um óculo no tímpano com uma abertura em cruz. A nascente existe um nicho mudéjar com uma imagem quinhentista da Virgem.
Está classificada como Monumento Nacional, desde 1917.
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 257 m E)
No Largo do Município ergue-se o Palácio Eugénio Silva, um edifício do séc. XVII de linhas clássicas traduzido num maravilhoso exemplar da arquitetura civil urbana.
(Distância: 317 m SE)
Um maravilhoso edifício que dá nas vistas para quem passa no centro da cidade, aberto ao público todos os dias da semana exceto ao sábado de tarde e Domingo.
(Distância: 387 m E)
Está situado num ponto estratégico, no Jardim da República, em que este se cruza por entre os monumentos que a cidade tem para oferecer.
(Distância: 462 m SE)
Situada em frente da Sé de Santarém, a edificação iniciou em 1664 e teve uma duração de aproximadamente trinta anos.
(Distância: 474 m E)
Do Convento de São Francisco subsiste somente a igreja e o claustro, estando situado na Rua 31 de Janeiro, zona privilegiada da cidade desde do século XIII.
(Distância: 493 m SE)
Na transição entre o Centro Histórico e a parte nova da cidade existe um excelente parque para passeio e descanso, o Jardim da Liberdade, ao longo da Avenida Sá da Bandeira.
(Distância: 498 m SE)
Edificada no séc XVII, a Igreja do Seminário de Santarém, nome pelo qual ainda hoje é conhecida, foi construída sobre o abandonado e ruinoso Paço Real da Alcáçova Nova.
(Distância: 512 m SE)
O edifício desta janela remonta-nos ao tempo em que esta praça era habitada por nobres e funcionários régios, mantendo uma proximidade com a corte.
(Distância: 592 m SE)
No centro histórico, junto do Largo Padre Francisco Nunes da Silva, o Palácio Landal é mais um exemplar da arquitetura palacial urbana, correspondente ao século XVII.
(Distância: 651 m E)
Situa-se na Calçada das Figueiras, ponto estratégico para a cidade medieval, uma vez que se encontrava no perímetro muralhado, mantendo ligações privilegiadas com as zonas ribeirinhas.