Em 1518 formou-se a Irmandade da Misericórdia de Mirandela, edificando o seu templo religioso em meados do século XVII, na Rua da Ponte.
Em 1671 este templo estava arruinado, achando a Irmandade de construir outro edifício, desta vez na praça da vila.
Seguindo a intenção e de que este templo estaria pronto no início do século XVIII, aconteceu o inesperado. No ano de 1675, por falta do cumprimento dos termos do contrato, a Irmandade decidiu que a adjudicação das obras pertenceriam a outro mestre, sendo este o motivo para não corresponder ao término das obras que inicialmente pretendiam.
A planta é formada por nave e capela-mor retangulares, sendo a capela de menores dimensões.
A fachada é formada por três panos distintos, sendo o primeiro rasgado por três portas de moldura retangular, com as portas laterais encimadas por frontões semicirculares e a do centro por volutas.
No segundo pano abre-se um janelão ladeado por dois nichos com a imagem dos fundadores da Ordem dos Trinos, São João da Mata e São Félix de Valois. O terceiro pano é composto por um conjunto frontispício rematado por frontão com pináculos ao centro do qual foi colocado uma imagem da Pietà.
No interior, a nave possui dois púlpitos de pedra lavrada e policromada e quatro retábulos laterais. O arco triunfal de volta perfeita apresenta vestígios de pintura mural com elementos fitomórficos e marmoreados que ladeiam uma representação de Cristo e da bandeira da Misericórdia.
Na capela-mor, a abóbada está coberta de caixotões de talha dourada e as paredes são decoradas com composições de pintura mural, reproduzindo silhares de azulejos e painéis de mármore.
A Igreja da Misericórdia está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Mirandela, na freguesia Mirandela.
(Distância: 79 m S)
Situado na parte alta da cidade, este Paço, pertencente à Família Távora, vem traduzir o prestígio e poder que esta família gozava em todos os campos da sociedade.
(Distância: 108 m SW)
Do Castelo de Mirandela, o que resta é a porta de Santo António. A história deste remonta ao reinado de D. Dinis, nos finais do século XIII e princípios do século XIV.
(Distância: 119 m SW)
Igreja Matriz de Mirandela ou Igreja Nossa Senhora da Encarnação está situada na maior elevação desta cidade, tendo aos seus pés a cidade e o Rio Tua.
(Distância: 143 m SE)
Situada no largo com o mesmo nome, foi edificada no ano de 1757 e dedicada a São Miguel e Nossa Senhora da Conceição.
(Distância: 169 m NE)
O Mercado de Mirandela é o típico local da cidade onde se vende de todos os produtos nacionais e estrangeiros.
(Distância: 203 m SW)
Ponte sobre o Rio Tua ou ponte Velha sobre o Rio Tua, são as denominações para a ponte que atravessa o Rio Tua que banha a cidade de Mirandela.
(Distância: 346 m N)
Um belo parque, situado na parte nova de Mirandela, que foi construído no local onde antes existiam hortas particulares.
(Distância: 466 m S)
A primeira ligação entre o Tua e Mirandela terminou no ano de 1887. Na segunda fase fez-se a ligação entre Mirandela a Bragança, tendo as obras terminado em 1906.
(Distância: 512 m SW)
Esta capela está considerada como Santuário Mariano devido a um nicho situado em cima da ponte, tornando-a num centro de devoção e culto.
(Distância: 677 m NE)
Mais um pequeno exemplar da era romana, num estado degradado, formada por dois arcos, um maior do que outro. O tabuleiro é em cavalete.