Igreja Matriz de São Salvador
Igreja Matriz de São Salvador
Consagrada a São Salvador, tomando o mesmo nome da freguesia, este templo religioso foi totalmente reconstruído nos finais do século XVIII, tendo o seu início no ano de 1774.
Igreja Matriz

A obra foi patrocinada pelo Rei D. José I à exceção da capela-mor que ficou sob o cargo da paróquia, e finalizou no ano de 1785.

Descrição

Igreja de planta longitudinal, de três naves de cinco tramos, uma central e duas laterais, e capela-mor, sendo esta de dimensões mais reduzidas, baixa e estreita. A fachada principal seguiu uma linha harmoniosa com as duas torres sineiras enquadradas com o corpo central, sendo delimitadas por pilastras e dando à fachada a constituição de três panos.

O pano central tem dois rasgos, contribuindo para isso o portal de verga curva, ladeados por duas pilastras que suportam o entablamento e rematado por um frontão curvo interrompido, do qual ao centro se abre um janelão de verga também curva encimado por um frontão curvilíneo. É rematado por um semi-círculo sobrepujado por um frontão de lanços com uma cruz no vértice e ladeado por pináculos.

Os restantes panos estão rasgados por quatro janelões em verga curva colocados ao eixo e rematados por frontões interrompidos.

O remate das torres é feito por quatro aberturas pelas sineiras em arco de volta perfeita, finalizando com coberturas piramidais ladeadas por cornijas.

Interior

Igreja Matriz - interior - altar
Igreja Matriz - interior - coro

O interior é formado por três naves de cinco tramos assentes em seis colunas toscanas com duas delas, uma de cada lado, com o púlpito, assentes em mísulas de pedra e guardas de ferro. O coro alto é ocupado por um espaço intermédio formado pelas sineiras, com acesso de uma escadaria do lado direito. As naves têm uma cobertura de madeira em falsa abóbada de berço.

Localização

Este ponto está situado na localidade Ílhavo, na freguesia Ílhavo (São Salvador).

Coordenadas GPS: N 40 36.075' W 008 40.240'  (40.60125, -8.67067)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Solar dos Maias

Solar dos Maias - Visitar Portugal

(Distância: 235 m NE)
O Solar dos Maias um dos pontos de referência da cidade, destacando-se desde os finais do século XVIII.

Junta de Freguesia de Ílhavo

Junta de Freguesia de Ílhavo - Visitar Portugal

(Distância: 257 m E)
Uma geografia que inevitavelmente liga à Ria de Aveiro fez de Ílhavo uma terra com ligações bastantes fortes ao mar.

Câmara Municipal de Ílhavo

Câmara Municipal de Ílhavo - Visitar Portugal

(Distância: 449 m SE)
Câmara Municipal de Ílhavo - Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo

Palácio de Alqueidão

Palácio de Alqueidão - Visitar Portugal

(Distância: 450 m N)
Atualmente conhecido como Palácio de Alqueidão, também é conhecido por Solar do Visconde de Almeidinha ou de Alqueidão e de Nossa Senhora das Neves.

Biblioteca Municipal de Ílhavo

Biblioteca Municipal de Ílhavo - Visitar Portugal

(Distância: 483 m N)
Inaugurada em 11 de setembro de 2005, a Biblioteca Municipal de Ílhavo promove o livro e a leitura e realiza atividades de divulgação cultural, exposições, feiras do livro, entre muitas outras.

Museu Marítimo de Ílhavo

Museu Marítimo de Ílhavo - Visitar Portugal

(Distância: 528 m NE)
O Museu Marítimo de Ílhavo, criado pela Câmara Municipal de Ílhavo, foi inaugurado em agosto de 1937, mostra os temas relacionados com o mar e a pesca do bacalhau.

Vila Africana

Vila Africana - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Da Arte Nova que se desenvolveu no início do séc. XX, na qual esta região se acentua, a Vila Africana é dos exemplares mais significativos dessa Arte.

Vista Alegre

Vista Alegre - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
Vista Alegre é um verdadeiro complexo industrial e único no País desde 1824, ano em que se deu a edificação.

Capela de Nossa Senhora da Penha de França

Capela de Nossa Senhora da Penha de França - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
A Capela da Vista Alegre, uma vez que este templo religioso está situado no complexo da fábrica, o seu corpo central remonta a um tempo muito mais antigo.

Junta de Freguesia de Aradas

Junta de Freguesia de Aradas - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
A origem do topónimo de Arada é motivo de discussão, em que alguns defendem que tinha origem em "Heerada", um local coberto de heras, ou "Arada", com o seu significado de terras aradas. A antiguidade da localidade é certamente muito anterior ao século XII, supondo-se que poderá remontar a épocas pré-romanas

gif