×
Pontos de Interesse no Concelho de Ílhavo
Biblioteca Municipal de Ílhavo (Ílhavo)
Inaugurada em 11 de setembro de 2005, a Biblioteca Municipal de Ílhavo promove o livro e a leitura e realiza atividades de divulgação cultural, exposições, feiras do livro, entre muitas outras.
Câmara Municipal de Ílhavo (Ílhavo)
Câmara Municipal de Ílhavo - Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo
Capela de Nossa Senhora da Penha de França (Ílhavo)
A Capela da Vista Alegre, uma vez que este templo religioso está situado no complexo da fábrica, o seu corpo central remonta a um tempo muito mais antigo.
Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (Gafanha da Nazaré)
Capela situada no Forte da Barra, fazendo parte de um pequeno largo. A sua edificação terá sido do século XVIII, uma vez que a documentação mais antiga deste templo data de 1803.
Costa Nova (Gafanha da Encarnação)
Situa-se numa pequena e estreita península em que as águas do Atlântico entraram pela terra dentro formando a Ria e Lagoa de Aveiro.
Farol da Barra (Gafanha da Nazaré)
O Farol da Barra é o maior farol da costa portuguesa e o segundo maior da Península Ibérica. Foi construído no século XIX, eletrificado em 1936 e automatizado em 1990.
Forte da Barra de Aveiro (Gafanha da Nazaré)
Com mais duas denominações como Castelo da Gafanha e Forte Novo, foi edificado no século XVII após o fim da guerra da Restauração, na necessidade de reforçar as fronteiras do Reino, para a proteção da ria e da barra de Aveiro.
Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré (Gafanha da Nazaré)
Um templo muito bem conseguido ao ser edificado no início do séc. XX com um traçado que correspondia aos séculos XVIII e XIX, veio a sofrer obras na década de sessenta as quais viriam a alterar o traçado arquitetónico original.
Igreja Matriz da Gafanha do Carmo (Gafanha do Carmo)
A igreja é uma construção de 1969, doze anos após a separação de Gafanha da Encarnação. Na altura havia uma capela de pequenas dimensões, e foi então decidido que a então capela seria demolida para dar lugar ao novo templo religioso.
Igreja Matriz de São Salvador (Ílhavo)
Consagrada a São Salvador, tomando o mesmo nome da freguesia, este templo religioso foi totalmente reconstruído nos finais do século XVIII, tendo o seu início no ano de 1774.