Não havendo propriamente uma data exata, confunde-se por vezes a data deste templo com a fixação da Ordem dos Hospitalários (1159/1185).
Acredita-se que, segundo a estrutura da nave, este templo ainda faça parte da traça românica de nave única do Douro interior, inclusivamente o portal com as suas arquivoltas de volta perfeita. Sendo a Igreja de São João de Alporão dos últimos testemunhos do românico no sul, segundo as caraterísticas, tem também vestígios que a situam na época do gótico, como a cabeceira de planta poligonal com amplas janelas ogivais, a primitiva de três tramos da nave, entre outros.
Perante a coincidência na existência destes elementos de duas épocas diferentes, pressupõe-se que o projecto românico não foi terminado ou a cobertura da nave em abóbada de berço ruiu. Seguiram-se transformações no abobadamento do corpo, optando por isso por uma cabeceira totalmente nova.
Com a extinção das Ordens Religiosas, e depois de ter servido de palco para teatro, acabou por receber, com obras de adaptação e restauro, o museu que até hoje ali permanece.
Este templo está na primeira lista de 1910 dos Monumentos Nacionais.
(As primeiras fotos são de Pedro Castro e as últimas de Fernando Dias)
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 8 m NE)
Torre do Relógio ou o Cabaceiro são os nomes atribuídos à única torre primitiva que pertenceu ao conjunto defensivo de Alpram, mantendo-se até agora.
(Distância: 74 m E)
Com o nome original de "Teatro de Santarém", mudou para o atual após a espantosa representação da atriz Rosa Damasceno, em 1894, da peça "O Amigo Fritz" pela Companhia de Teatro Normal de Lisboa.
(Distância: 85 m SW)
Com diversas designações, como por exemplo Igreja de Santo Agostinho, a Igreja de Santa Maria da Graça foi considerada como o último grande monumento gótico monacal que Santarém atualmente conserva.
(Distância: 89 m N)
Manuel da Silva Passos, mais conhecido por Passos Manuel, foi um político parlamentar, advogado, ministro e uma das principais figuras do liberalismo.
(Distância: 112 m E)
Esta é a rua que nos dá acesso a um dos mais maravilhosos pontos da cidade de Santarém, uma zona de jardim denominada de Jardim das Portas de Sol.
(Distância: 131 m NW)
Do Pelourinho erguido e lavrado em 1506 só existe a terminação, um pináculo bojudo e facetado encimado por uma esfera armilar de ferro.
(Distância: 135 m NW)
A Porta de Atamarma era uma das portas de entrada na cidade medieval. Os alicerces da porta mantêm-se soterrados mas foi marcado a negro, no pavimento, o local onde a porta existiu.
(Distância: 139 m SW)
Remontando à Reconquista Cristã, este templo religioso resulta da reedificação de uma antiga mesquita da Medina Islâmica.
(Distância: 226 m SW)
Situada na rua 1º de Dezembro, o edifício onde está esta janela faz paredes meias com a Igreja da Misericórdia, integrando-se na Instituição da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 233 m SW)
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.