Igreja Matriz da Assunção, Igreja de Santa Maria de Mourão e finalmente Igreja de Nossa Senhora da Assunção, são os nomes que a igreja tomou durante a história de Tentúgal. História esta que nos leva a um desconhecimento da data de edificação da igreja.
Em séculos posteriores a igreja foi objecto de novas campanhas de obras que lhe conferiram a atual estrutura interior.
A primeira ocasião aconteceu em 1420, com as despesas pagas pelo Infante D. Pedro, Duque de Coimbra e donatário da Vila de Tentúgal, para uma reconstrução do templo. A segunda campanha realizou-se nos séculos XVI e XVII.
Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a Igreja de Tentúgal apresenta-se muito simples e depurada.
De planta longitudinal, é formada por nave e capela-mor retangulares, possui um portal em arco quebrado com duas arquivoltas e sem decoração ou capitéis. Este é encimado por um óculo.
No lado esquerdo foi adossada a torre de planta quadrangular rematada por merlões.
No interior a nave é constituída por arcos de volta perfeita que dão acesso a quatro capelas laterais. A capela-mor possui um retábulo de pedra policromado edificado em 1545.
Este templo histórico está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Tentúgal, na freguesia Tentúgal.
(Distância: 339 m E)
A Capela de Nossa Senhora das Dores foi edificada no século XVIII. Situada à entrada de Tentúgal, este templo de planta retangular é formado de nave única.
(Distância: 341 m E)
A edificação da Igreja começou em 1583, a fachada terminou em 1588, a sacristia iniciada em 1595 e no ano seguinte começou a execução do retábulo-mor que terminou em 1600.
(Distância: 341 m NE)
A Casa do Despacho, assim chamada a um dos edifícios pertencente à Misericórdia, situa-se ao lado da igreja desta mesmo Instituição.
(Distância: 369 m NE)
Torre edificada no século XV, segundo alguns autores esta torre terá pertencido à torre de menagem de uma fortificação, mas o mais provável é que esta tenha sido edificada sobre uma anterior.
(Distância: 445 m NE)
A sua edificação foi possivelmente em 1560 ou 1565 quando D. Francisco de Melo, Senhor da Vila, mandou erguer o convento feminino de Carmelitas Descalças.
(Distância: 502 m SE)
Tentúgal, uma vila com pouco mais de 2200 habitantes, tem como referência documental mais antiga 980. No ano de 1034 o poder caiu para os cristãos por Gonçalo Trastamires.
(Distância: 2 km E)
Edifício do século XII, pertencente as Religiosas da Terceira Regra de São Francisco de Assis, localizava-se no baixo Mondego mas, devido das frequentes enchentes, foi transferido para o local atual.
(Distância: 2 km E)
Situada no lugar de Sandelgas, ao lado do Mosteiro com o mesmo nome, a capela em honra a Santo António.
(Distância: 4 km NE)
Situado mesmo em frente da entrada para o Palácio de São Marcos, integrava-se no antigo conjunto conventual, edificado em 1783.
(Distância: 4 km NE)
Atualmente designado como Palácio de São Marcos, este edifício foi edificado no século XV como Mosteiro de São Marcos, pertencente à Ordem e Congregação de São Jerónimo.