A Capela de Nossa Senhora das Dores foi edificada no século XVIII. Situada à entrada de Tentúgal, este templo de planta retangular é formado de nave única.
A sua edificação foi possivelmente em 1560 ou 1565 quando D. Francisco de Melo, Senhor da Vila, mandou erguer o convento feminino de Carmelitas Descalças.
A edificação da Igreja começou em 1583, a fachada terminou em 1588, a sacristia iniciada em 1595 e no ano seguinte começou a execução do retábulo-mor que terminou em 1600.
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção já existia em 1288, uma vez que foi doada ao Mosteiro de Ceiça por ordem de D. Dinis, designada por Santa Maria de Mourão.
Tentúgal, uma vila com pouco mais de 2200 habitantes, tem como referência documental mais antiga 980. No ano de 1034 o poder caiu para os cristãos por Gonçalo Trastamires.
Torre edificada no século XV, segundo alguns autores esta torre terá pertencido à torre de menagem de uma fortificação, mas o mais provável é que esta tenha sido edificada sobre uma anterior.