Com uma malha urbana muito reduzida, é no entanto privilegiada pela sua situação, está envolta de uma paisagem em que marca a diferença.
Aigra Velha, um conjunto de verdadeiras casas de xisto, tem na sua pequena malha urbana um sistema de proteção.
As construções estão num piso térreo organizando-se contra as intempéries meteorológicas, os intrusos e animais selvagens. Permite a comunicação e circulação entre os diferentes espaços mas mantendo assim a privacidade de cada família.
Este ponto está situado na localidade Aigra Velha, na freguesia Góis.
(Distância: 1 km E)
De dimensões reduzidas e a ser considerada de xisto, é basicamente formada por construções de xisto e quartzito. Algumas destas têm a sua fachada rebocada e pintada com as cores tradicionais.
(Distância: 1 km E)
Esta é das poucas aldeias de xisto que é ladeada por um ribeiro. De fundamental importância em tempos remotos na vida quotidiana da aldeia, atualmente serve apenas para criar um verdadeiro ambiente naturalista.
(Distância: 1 km N)
Uma aldeia em toda a sua linha de xisto, em que a malha urbana é de uma simplicidade que se traduz em três ruas que vão desembocar num pequeno largo.
(Distância: 2 km N)
A aldeia de Comareira é a mais pequena do circuito da rota do xisto. A mais pequena e considerada a mais genuína.
(Distância: 3 km S)
(Distância: 3 km S)
Dos sete poços construídos só restam 3. De inverno a neve era acumulada no poço e calcada até ficar uma pedra de gelo bem dura, o ofício dos neveiros. Assim ficava até ao verão em que era partida e retirada e dali levada até à residência dos reis, em Lisboa.
(Distância: 4 km SW)
(Distância: 4 km W)
A cerca de duzentos metros da entrada da aldeia encontramos este pequeno templo religioso dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
(Distância: 5 km S)
(Distância: 5 km SW)
Um miradouro com uma excelente vista sobre a serra e Coentral.