×
Pontos de Interesse no Concelho de Condeixa-a-Nova
Capela de Alcouce (Alcouce)
Uma capela no centro da aldeia de Alcouce, uma capela pequena que foi recentemente recuperada, servindo para os serviços religiosos da aldeia. A fachada é aberta pela porta encimada por um friso e um óculo circular. Uma sineira no canto esquerdo da empena e uma cruz no topo completam a fachada.
Capela de Ameixieira (Ameixieira)
Uma pequena capela no centro da aldeia de Ameixieira, necessária para os serviços religiosos da aldeia, tendo em conta a distância que se situa da sede da freguesia, uma capela com a fachada aberta apenas pela porta em moldura retangular e com a sineira sobre a empena triangular terminada com a cruz no vértice.
Capela de Avessada (Avessada)
Uma capela na berma da estrada com a porta retangular ladeada por duas frestas retangulares e encimada por um óculo circular. Destaca-se as duas sineiras sobre a empena triangular, uma de cada lado, e a cruz no vértice.
Capela de Barreira (Barreira)
Uma capela situada num nível superior à estrada, num encontro de ruas e com acesso por uma escadaria, destaca-se a fachada aberta pela porta e a empena tendo no vértice a sineira numa armação metálica, encimada pela cruz também metálica.
Capela de Beiçudo (Beiçudo)
Uma capela no centro da localidade, destaca-se a grande sineira sobre a empena triangular com uma cruz no vértice. A fachada é aberta pela porta e duas janelas, retangulares, e no lado direito está adossada a sacristia.
Capela de Bom Velho de Baixo (Bom Velho de Baixo)
Uma capela situada no extremo oeste da localidade, é uma pequena capela com a fachada aberta pela porta principal ladeada por duas pequenas frestas, todas em moldura retangular. A empena triangular tem a sineira à esquerda e a cruz no vértice.
Capela de Bom Velho de Cima (Bom Velho de Cima)
Uma capela num adro situado num nível superior à estrada pela inclinação do terreno, a fachada é aberta pela porta principal ladeada por duas frestas e sobreposta de um pequeno óculo circular. O tímpano é sobreposto pela sineira à esquerda e a pequena cruz no vértice.
Capela de Bruscos (Bruscos)
Uma capela na berma da estrada, a fachada é aberta pela porta ladeada por duas janelas e sobreposta de uma terceira janela, todas em arco abatido. A sineira foi acrescentada no lado esquerda da fachada e o tímpano é terminado com a cruz no vértice e pináculos nos cantos. Tem ainda um anexo à esquerda.
Capela de Cadaval Grande (Cadaval Grande)
Uma capela situada no limite oeste da localidade, é aberta unicamente pela porta na fachada frontal que é terminada na empena triangular com uma cruz no vértice. Um anexo adossado à parte traseira da capela completa o edifício.
Capela de Campizes (Campizes)
Uma capela em que se destaca a torre sineira sobre a fachada principal. A porta é antecedida por um pequeno alpendre e a sineira mostra as aberturas para os sinos e a sobrepor um varandim, terminando num coruchéu piramidal de secção quadrada com uma cruz no vértice.