No século I d.C., no plano de urbanização da cidade de Conímbriga, foi aqui construído um posto de elevação de água e um aqueduto para levar a água a cidade, situada a três quilómetros e meio de distância.
A represa e a torre "Castellum" serviam para a captação de água que era levada para a cidade pelo aqueduto, em grande parte subterrâneo.
O conjunto composto pelo Castellum e o aqueduto, incluindo todo o sistema de captação e transporte da água, estão classificados como Monumento Nacional desde 1967.
Este ponto está situado na localidade Alcabideque, na freguesia Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova.
(Distância: 33 m NW)
(Distância: 43 m NW)
(Distância: 206 m S)
(Distância: 1 km NW)
Uma capela na berma da estrada com a porta retangular ladeada por duas frestas retangulares e encimada por um óculo circular. Destaca-se as duas sineiras sobre a empena triangular, uma de cada lado, e a cruz no vértice.
(Distância: 1 km W)
Uma capela no extremo norte da aldeia de Atadoa, a fachada é aberta pela porta ladeada por duas janelas, todas em moldura retangular. Sobre a empena, no vértice, a sineira sobreposta de uma cruz e na lateral da mesma uma coluna metálica sustenta um sistema sonoro que substitui a sineira na sua função.
(Distância: 1 km NE)
Uma capela situada no extremo oeste da localidade, é uma pequena capela com a fachada aberta pela porta principal ladeada por duas pequenas frestas, todas em moldura retangular. A empena triangular tem a sineira à esquerda e a cruz no vértice.
(Distância: 1 km E)
Uma capela num adro situado num nível superior à estrada pela inclinação do terreno, a fachada é aberta pela porta principal ladeada por duas frestas e sobreposta de um pequeno óculo circular. O tímpano é sobreposto pela sineira à esquerda e a pequena cruz no vértice.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km SE)
Uma capela recente, com São Simão como santo padroeiro, a entrada é antecedida por um alpendre a toda a largura da fachada. Salienta-se a torre sineira à direita da fachada, fora do habitual, composta por uma estrutura piramidal a sustentar o sino e a cruz no topo.
(Distância: 2 km NW)