A importância do largo é também simbolizada pela igreja e pela presença de uma estátua de D. Gualdim Pais e do Pelourinho.
Como sucede em muitas localidades portuguesas, tenham elas a classificação que tiverem, também no caso de Amares teve o seu crescimento demográfico a partir deste largo central, transformando-o no pequeno centro histórico da vila. Este largo é atravessado pela Nacional 205 que o divide em duas partes, norte e sul.
Até há alguns anos reuniam-se aqui os poderes político, judicial e financeiro, que atualmente se deslocaram para uma distância de mais ou menos dois quilómetros. Resta apenas a Igreja Matriz, algum comércio e restauração.
A importância do largo é também simbolizada pela presença de uma estátua de Dom Gualdim Pais e do Pelourinho. Aqui pode desfrutar deste pequeno centro cheio de história, fazendo uma curta paragem para uma bebida.
Este ponto está situado na localidade Amares, na freguesia Amares e Figueiredo.
(Distância: 2 m NW)
D. Gualdim Pais nasceu em Amares em 1118, vindo a falecer em 1195 em Tomar, sendo aí sepultado.
(Distância: 41 m SW)
Situada no centro histórico de Amares, o templo católico dedicado a São Salvador teve a sua edificação no ano de 1705, sob a designação de Capela do Bom Pastor, a mando da Irmandade da Nossa Senhora do Socorro.
(Distância: 49 m NE)
O Pelourinho está situado em frente à igreja, no lado norte do largo Dom Gualdim Pais, e em frente ao antigo edifício dos Paços do Concelho.
(Distância: 496 m W)
Câmara Municipal de Amares - Largo do Município, 4720-058 Amares
(Distância: 870 m SW)
A origem desta capela remonta à época medieval, como atesta a inscrição sobre o portal principal.
(Distância: 901 m SW)
1258 é o ano da referência mais antiga da Honra dos Vasconcelos ou Casa dos Mouros, que se encontra nas Inquirições de Afonso III.
(Distância: 2 km SE)
A Ponte do Porto é um dos maiores exemplares românicos de Portugal. Atravessa o rio Cávado e é um dos caminhos para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
(Distância: 3 km SE)
Desconhece-se por completo a história da igreja, mas possivelmente poderá situar-se na mesma época do pelourinho, da era manuelina, ou até mesmo mais antiga.
(Distância: 3 km SE)
Um dos mais simples pelourinhos da arquitetura manuelina, é formado por uma base quadrangular assente num afloramento granítico.
(Distância: 4 km E)
Numa região com tanta história a localidade de Verim passa despercebida, o que acaba por prejudicar o seu elemento de mais destaque, a Igreja Matriz dedicada a Santa Maria.