Relegando para muito tarde o reconhecimento que a região teve ao longo da Idade Média, o primeiro foral conhecido em Amares remonta ao tempo de D. Manuel em 1514.
O atual pelourinho corresponde a uma réplica, devido à perda das peças originais. Destas resta apenas a base hexagonal que se integra no murete de suporte das escadas do edifício da Câmara Municipal.
Sobre dois degraus circulares, tem como base um plinto hexagonal. A coluna do fuste circular é lisa e rematada por um coruchéu piramidal, possuindo um capitel circular e moldurado. Para finalizar, segue-se uma bandeirola em catavento em ferro.
Este ponto está situado na localidade Amares, na freguesia Amares e Figueiredo.
O Pelourinho está situado no lado norte do Largo Dom Gualdim Pais, entre a antiga Câmara Municipal e a Igreja Matriz de Amares.
(Distância: 47 m SW)
D. Gualdim Pais nasceu em Amares em 1118, vindo a falecer em 1195 em Tomar, sendo aí sepultado.
(Distância: 49 m SW)
A importância do largo é também simbolizada pela igreja e pela presença de uma estátua de Dom Gualdim Pais e do Pelourinho.
(Distância: 88 m SW)
Situada no centro histórico de Amares, o templo católico dedicado a São Salvador teve a sua edificação no ano de 1705, sob a designação de Capela do Bom Pastor, a mando da Irmandade da Nossa Senhora do Socorro.
(Distância: 523 m W)
Câmara Municipal de Amares - Largo do Município, 4720-058 Amares
(Distância: 919 m SW)
A origem desta capela remonta à época medieval, como atesta a inscrição sobre o portal principal.
(Distância: 950 m SW)
1258 é o ano da referência mais antiga da Honra dos Vasconcelos ou Casa dos Mouros, que se encontra nas Inquirições de Afonso III.
(Distância: 2 km S)
A Ponte do Porto é um dos maiores exemplares românicos de Portugal. Atravessa o rio Cávado e é um dos caminhos para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
(Distância: 3 km SE)
Desconhece-se por completo a história da igreja, mas possivelmente poderá situar-se na mesma época do pelourinho, da era manuelina, ou até mesmo mais antiga.
(Distância: 3 km SE)
Um dos mais simples pelourinhos da arquitetura manuelina, é formado por uma base quadrangular assente num afloramento granítico.
(Distância: 4 km E)
Numa região com tanta história a localidade de Verim passa despercebida, o que acaba por prejudicar o seu elemento de mais destaque, a Igreja Matriz dedicada a Santa Maria.