Com a perda da sede do concelho em 1855, Bemposta manteve o seu pelourinho, prestigiando por isso o poder que lhe foi concedido.
De construção simples, ergue-se sobre um soco de três degraus circulares e uma base também circular. Tem o fuste oitavado e liso e termina com uma base quadrada que suporta o remate prismático de quatro faces.
Duas das faces estão simbolizadas com as esferas armilares, restando às outras a Cruz de Cristo e o símbolo das quinas.
Foi no ano de 1933 que o Pelourinho entrou na lista dos classificados como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Bemposta, na freguesia Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz.
O pelourinho está situado no Largo do Pelourinho, em Bemposta, junto do edifício dos Antigos Paços do Concelho.
(Distância: 27 m N)
No lugar da Bemposta teve o início o Concelho Medieval, por foral manuelino em 1514, sendo por isso propositado um edifício dos Paços do Concelho, uma construção modesta do século XVI.
(Distância: 1 km SW)
Sob o Orago de São Paio, este templo religioso, edificado no ano de 1701, situa-se a poucos metros do cruzeiro, numa pequena elevação.
(Distância: 1 km SW)
Segundo inscrições, este cruzeiro foi erguido em 1604, reedificado em 1774 e restaurado no início do século XX.
(Distância: 2 km NW)
Este templo religioso é dedicado a Santa Maria e foi edificado somente no século XVIII no local da igreja anterior e sobre um monumento romano.
(Distância: 2 km S)
Atualmente sem grande significado, acabando por entrar no campo do esquecimento, este edifício do século XIX tinha por finalidade a mudança de cavalos que puxavam as diligências.
(Distância: 3 km N)
Mais de quatrocentos anos de existência, é a única informação que a Igreja de Macinhata de Seixa tem referente no seu historial.
(Distância: 3 km S)
A capela de São Julião, em Souto da Branca, datada do século XIX, mostra na fachada frontal a porta principal encimada por uma janela em losango e ladeada por duas janelas pequenas.
(Distância: 3 km S)
A Igreja Matriz de Branca é de uma só nave, tendo sido reedificada em 1695. No interior o destaque vai para os retábulos barrocos do século XVII ou XVIII.
(Distância: 3 km S)
O Cruzeiro situado no Adro da Igreja de S. Vicente, Matriz de Branca, é composto por um fuste de secção octogonal sobre uma base quadrada.
(Distância: 4 km SW)
A capela de Nossa Senhora da Ribeira, erigida em 1611, é um local de grande devoção.