O Aeroporto Internacional das Lajes ou Base Aérea das Lajes foi criado pela Segunda Guerra Mundial com fim militar. Inaugurado em outubro de 1930 é um aeroporto estratégico, militar e comercial, por se situar no meio do Atlântico.
Uma capela, em Malícias, em que se destaca a sineira sobre o telhado, ao lado direito da empena e a fachada com a porta principal sobreposta a uma janela, ambas em moldura retangular.
Situada na Caldeira das Lajes, atualmente em ruínas, é uma casa nobre do início do século XVI em que se destaca a escadaria, na frente da casa, em pedra basáltica.
Um chafariz do século XIX onde uma bica verte água para um bebdouro e daí para um lavadouro com duas pias comunitárias para lavagem da roupa dos habitantes locais.
Este chafariz do século XIX é composto por uma bica e um tanque que serve de bebedouro para os animais. Um pouco afastado está um recinto murado com tanques para a lavagemd a roupa.
Um chafariz do século XIX, a bica deita água para o tanque retangular, mostra um coroamento com a data de 1872 e por trás um painel de azulejos representando o povo da terra.
Este cruzeiro é composto por um nicho da Virgem Maria construído no século XIX enquadrado por um arco perfeito, ladeado por pilastras terminadas em pináculos e sobreposto de uma cruz.
Dedicada a São Miguel Arcanjo, foi erguida em 1564 mas destruída por vários terramotos, sendo reconstruída e ampliada. Destaca-se a fachada com as cinco janelas além da porta principal.