Este ponto está situado na localidade Vila de São Sebastião, na freguesia Vila de São Sebastião.
(Distância: 313 m W)
Uma capela construída no século XVII, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1996, destaca-se o tímpano da fachada frontal e a sineira à esquerda.
(Distância: 2 km SW)
Foi nesta baía que ocorreu a famosa Batalha da Salga, em 25 de julho de 1581 entre as tropas espanholas e as portuguesas que defendiam a ilha.
(Distância: 2 km S)
O Farol da Ponta das Contendas, inaugurado no dia 1 de fevereiro de 1934, é uma torre prismática com 13 metros de altura encimada em cúpula vermelha, a uma altitude de 54 metros. Está automatizado após a ligação à rede elétrica em 1998.
(Distância: 3 km SW)
Esta gruta é um tubo de lava junto à costa, com origem na erupção do vulcão do Algar do Carvão, e deve o nome à grande quantidade de formações minúsculas de sílica em forma de agulhas.
(Distância: 3 km NE)
Uma pequena capela situada numa rua em conjunto com casas de habitação, numa pequena parcela de terreo idêntica às das casas que a ladeiam. Destaca-se a sineira e o óculo por cima da porta principal.
(Distância: 3 km N)
Este Império foi construído em 1913, conforme indica a data inscrita no tímpano que é ladeado por pináculos, sendo as fachadas decoradas com as cores verde, amarelo e vermelho sobre fundo branco.
(Distância: 3 km N)
A freguesia de Fonte do Bastardo obteve o seu nome, segundo a tradição, de uma fonte que ali existia cujo dono tinha esse apelido. Nos Censos de 20111 contava uma população de 1278 habitantes.
(Distância: 3 km N)
Igreja Matriz de Fonte Bastardo, é uma igreja do século XX constituída por nave e capela-mor mais pequena, a fachada é aberta pela porta e cinco janelas, duas no primeio piso e três no segundo.
(Distância: 3 km NE)
Um forte construído no século XVI para defesa desta linha da costa, cruzando fogo com os fortes de São Fernando e de São Filipe. Está atualmente em ruínas, pouco restando do forte.
(Distância: 4 km NE)
A freguesia de Porto Martins tem o seu nome, segundo a tradição, de Martim Anes, um dos primeiros habitantes da região, tendo sido separada da freguesia de Cabo da Praia em 9 de maio de 2001. Em 2011 tinha 1001 habitantes.