Está adossado ao farol um edifício anexo.
Tendo uma primeira possível localização na Ponta de São Jorge, concluiu-se que a Ponta das Contendas era mais propícia. Sendo o terreno comprado em 1926, a construção iniciou 2 anos depois. O material necessário para a construção era transportado em carros de bois.
Foi equipado com uma lâmpada que funcionava a incandescência pelo vapor de petróleo e que rodava por meio de um equipamento de relojoaria, com um alcance de 20 milhas (32 km).
Em 1957 foi construída a casa das máquinas e no ano seguinte o farol foi eletrificado, com lâmpada de 3000 W com um gerador local. Em 1983 esta lâmpada foi substituída por uma de 1000 W, estando atualmente automatizado após a ligação à rede elétrica pública em 1998. Tem um alcance atual de 23 milhas (42,6 km).
Apenas em 1964 foi construída a estrada de acesso ao farol.
Este ponto está situado na localidade Vila de São Sebastião, na freguesia Vila de São Sebastião.
(Distância: 1 km NW)
Foi nesta baía que ocorreu a famosa Batalha da Salga, em 25 de julho de 1581 entre as tropas espanholas e as portuguesas que defendiam a ilha.
(Distância: 2 km W)
Esta gruta é um tubo de lava junto à costa, com origem na erupção do vulcão do Algar do Carvão, e deve o nome à grande quantidade de formações minúsculas de sílica em forma de agulhas.
(Distância: 2 km N)
Uma fonte dupla, composta por duas fontes distanciadas de 25 metros e com uma conduta de água entre elas, ambas com grande decoração.
(Distância: 3 km N)
Uma capela construída no século XVII, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1996, destaca-se o tímpano da fachada frontal e a sineira à esquerda.
(Distância: 4 km W)
Uma fonte pública com a data de 1891 situada à beira da estrada com uma bica no espaldar e um banco para os recipientes utilizados para a recolha da água.
(Distância: 5 km NE)
Uma pequena capela situada numa rua em conjunto com casas de habitação, numa pequena parcela de terreo idêntica às das casas que a ladeiam. Destaca-se a sineira e o óculo por cima da porta principal.
(Distância: 5 km NE)
Um forte construído no século XVI para defesa desta linha da costa, cruzando fogo com os fortes de São Fernando e de São Filipe. Está atualmente em ruínas, pouco restando do forte.
(Distância: 5 km NE)
A Igreja Matriz de Porto Martins, dedicada a Santa Margarida, é uma igreja do início do século XX. Pelo terramoto de 1980 ficou bastante danificada. É uma igreja de nave e capela-mor de planta retangular separadas por arco triunfal de volta perfeita.
(Distância: 5 km NE)
Situada em frente da Igreja Matriz, foi construída em 1905 e contém uma bica que verte água para um tanque retangular destinado a bebedouro para animais.
(Distância: 5 km NE)
A freguesia de Porto Martins tem o seu nome, segundo a tradição, de Martim Anes, um dos primeiros habitantes da região, tendo sido separada da freguesia de Cabo da Praia em 9 de maio de 2001. Em 2011 tinha 1001 habitantes.