A primeira torre tinha apenas 11 metros de altura, sendo o movimento rotativo por maquinaria de relojoaria com luz de um candeeiro de petróleo. Em 1947 passou a estar equipado com uma lâmpada de incandescência de vapor de petróleo, ficando com um alcande de 25 milhas (40 km).
O farol foi eletrificado em 1958 com alimentação num gerador local a diesel, passando a lâmpada para uma elétrica de 3000 W num alcance de 30 milhas (48 km). Devido ao mau estado em que já se enocntrava, o sistema ótico foi substituído em 1960 por outro trazido de Sagres. Em 1968 foi construída a estrada de acesso ao farol.
O sismo de 1 de janeiro de 1980 provocou danos no farol e nas casas de habitação anexadas, que foram substituídas por casas pré-fabricadas no ano seguinte.
Não se reparou o farol por ser demasiado caro, pelo contrário foi trazido o farol que existia em Cacilhas, desativado desde 1978 pela construção do novo terminal de passageiros e devido à sua pouca utilidade.
O farol danificado foi demolido, por ter sido substituído por um farolim em 1980 até ser montado o farol trazido de Cacilhas, processo esse que foi iniciado em 1983. Desativado o farolim provisório em 1986, ficou finalmente montada a torre de 15 metros de altura, que foi remodelada e automatizada em 1987 e funcionando com energia solar, com painéis fotovoltaicos, mas mantendo o gerador como reserva.
Em 2001 a Câmara Municipal de Almada quis que o farol voltasse para Cacilhas, o que veio a acontecer em 2004. Este foi então substituído por uma torre em fibra de vidro com 14 metros de altura. A lâmpada é atualmente ainda alimentada a energia solar, tendo um alcance de 12 milhas (19 km).
Este ponto está situado na localidade Serreta, na freguesia Serreta.
(Distância: 7 km NE)
Um complexo de futebol construído em 2009, tem áreas para futebol de 11 e futebol de 7, para treinos ou jogos dos habitantes da região, em relvado sintético. Possui ainda bancadas para espetadores, iluminação artificial e balneários.
(Distância: 8 km S)
Inserido num espaço arborizado, foi fundado em 1876 sendo simples, com a entrada antecedida por uma pequena varanda e três degraus de acesso.
(Distância: 10 km E)
Uma pequena capela situada no centro da povoação da freguesia de Biscoitos, destaca-se o nicho na empena sobre a porta principal e uma pequena janela.
(Distância: 10 km E)
Um espaço agradável com mesas e bancos para piqueniques, com uma excelente vista pelos campos em volta e muito arborizado, um espaço para descanso, jogos e convívio.
(Distância: 10 km E)
Uma igreja moderna, em que se destaca a torre no lado esquerdo da igreja com os sinos numa estrutura entre a torre e a igreja.
(Distância: 10 km E)
(Distância: 10 km E)
Biscoitos é a freguesia mais a norte da Ilha Terceira e do concelho de Praia da Vitória, com uma população de 1424 habitantes (Censos 2011).Foi elevada a freguesia em 1556, sendo uma das freguesias rurais mais importantes desta ilha.
(Distância: 10 km E)
Um chafariz do século XX com uma parede retangular, a água cai da bica para um tanque retangular e mostra uma placa com a data de 1907, sendo o tanque rodeado por muros redondos.
(Distância: 11 km E)
Forte construído para defender a baía e a Praia da Vitória, em conjunto com o Forte da Rua Longa, dos ataques dos corsários e piratas. Foi construído no século XVI e restaurado no século XIX.
(Distância: 11 km E)