Por ordem do reitor Joaquim Lopes da Costa, foi mandado erigir entre 1790 e 1792.
Este belo exemplar do século XVIII, mas não tão belo como o original, dá um ar interessante ao centro do pátio do convento.
De planta circular, ergue-se sobre um soco de um degrau, em que ao centro do tanque circular se eleva a coluna, onde assenta um fuste quadrangular, decorada com motivos vegetalistas. Sobre esta é colocada uma secção piramidal com motivos de quatro cabeças de golfinhos, dos quais jorra a água alimentando assim o chafariz.
É rematado por uma coroa, sustentada por quatro aves.
Este ponto está situado na localidade Areias de Vilar, na freguesia Areias de Vilar e Encourados.
Este chafariz situa-se dentro do pátio do Mosteiro de Vilar de Frades.
(Distância: 55 m SW)
Este conjunto monástico é atualmente conhecido por Igreja de Salvador de Vilar de Frades, sendo também a igreja paroquial da freguesia e a restante parte conventual pertence a um hospital psiquiátrico.
(Distância: 1 km W)
Proveniente do Mosteiro de São Martinho de Manhente, apenas o que resta é a Igreja e a Torre, consideradas como uma das maiores obras precoces do Românico Português.
(Distância: 3 km N)
Sendo um dos exemplares melhor conservado da Idade de Ferro existentes em Portugal, está situado num dos sopés do Monte Facho, próximo da Citânea de Roriz.
(Distância: 5 km W)
É uma pequena capela retangular do final do século XIX que apresenta ao centro do frontão um painel de azulejos com a imagem de Santo António, de 1929.
(Distância: 5 km W)
Todo o conjunto da Igreja da Misericórdia, hospital e um lar deve-se a uma construção do século XVI que teve a sua origem na edificação de um Convento da Ordem dos Capuchos.
(Distância: 5 km W)
Chafariz da Feira, assim chamado ao esplendoroso chafariz que se encontra num espaço, que se mantém incólume até hoje, denominado de Campo da Feira.
(Distância: 5 km W)
O Parque de Merendas de Vessadas é composto por dois parques, denominados de Santo André e de Santo António, ambos com mesas de piquenique e grelhadores.
(Distância: 5 km W)
Situada fora da zona histórica da cidade no princípio do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Terço veio contribuir para uma expansão da malha urbana nesta zona da cidade.
(Distância: 5 km W)
No centro histórico encontramos um pequeno quarteirão formado por uma autêntica beleza e uma bela obra de jardinagem, que integra a Igreja do Bom Jesus da Cruz, situando-se junto do Largo da Porta Nova.
(Distância: 5 km W)
O Coreto de Barcelos é um exemplo que entra na lista dos restaurados. Localiza-se no Campo Cinco de Outubro em frente da Casa dos Bessa Meneses e da Igreja de Nossa Senhora do Terço.