×
Pontos de Interesse no Concelho de Viseu
Pelourinho de Couto de Baixo (Couto de Baixo)
Este pelourinho diferencia-se dos outros pela sua simplicidade e por, ao contrário de degraus, ter um soco formado por um tronco cónico e liso com 70 cm de altura.
Pelourinho de Ranhados (Ranhados)
Sobre um soco de quarto degraus retangulares, assenta a coluna do fuste cilíndrica e lisa.
Polidesportivo de Póvoa Dão (Póvoa Dão)
Algumas dezenas de metros a norte da aldeia, este campo, dedicado aos poucos habitantes e aos visitantes, proporciona uma área para diversas modalidades desportivas.
Porta do Soar (Viseu)
Uma das sete portas das Muralhas de Viseu, provoca várias opiniões acerca da sua antiguidade, com a certeza de que pertencia à Baixa Idade Média, no século XV.
Rua com Pano da Muralha (Viseu)
Esta rua, a Rua Formosa, é atravessada por um pano da muralha do séc. XIII, que se situa no nível abaixo da rua, sendo esta vista de cima.
Ruas Históricas (Viseu)
As várias ruas percorrendo a parte histórica de Viseu, com a Praça da República à cabeça, fazendo por isso a ligação entre as partes alta e baixa da cidade.
Sé Catedral de Viseu (Viseu)
A Sé começou a ser edificada no séc. XII, sob o signo do românico. Poucos são os elementos que sobrevivem daquela época.
Solar de Couto de Cima (Couto de Cima)
Edifício simples todo em pedra, apresenta uma planta retangular, com a capela particular, unindo duas partes da casa iguais uma à outra.
Solar dos Condes de Prime (Viseu)
O edifício apresenta uma planta retangular, com a fachada constituída por dois pisos e em dois panos, separados por pilastras, a que também se junta a capela.
Solar do Visconde de Treixedo (Viseu)
Edifício da primeira metade do século XVIII, considerado um dos exemplares mais representativos da arquitectura barroca da cidade de Viseu.