Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada, de três pisos, tendo o térreo duas portas de moldura em arco.
Nos restantes pisos possui quatro janelas com moldura em arco, sendo as quatro janelas centrais formadas por pequenas sacadas de guarda em ferro retas.
Este ponto está situado na localidade Tondela, na freguesia Tondela e Nandufe.
(Distância: 13 m S)
A fonte é formada por um espaldar rectilíneo definido por duas pilastras, encimadas por foragéus, rematadas por friso e conrija, encimada por frontão recortado.
(Distância: 52 m N)
Situado no largo da República e remontando ao ano de 1872, este edifício apresenta uma planta rectangular irregular, constituído por dois pisos com remates em friso e cornija.
(Distância: 63 m N)
Em 1840 perdeu-se o pelourinho que foi concedido em 1515. O atual foi erguido no largo da Câmara, tendo esta mandado construir entre os anos de 1933 e 1939, aproveitando os poucos fragmentos encontrados do monumento original.
(Distância: 98 m NW)
O Solar de Santa Ana é um exemplar de arquitectura setecentista típica das Beiras. Foi mandado edificar pelo Capitão Vicente Rodrigues do Valle, no segundo quartel do séc. XVIII.
(Distância: 119 m NW)
Sendo o centro da cidade é também simultaneamente o centro histórico. A bifurcação é feita pelo edifício do café, que nos faz transportar para um passado certo.
(Distância: 201 m N)
A data provável deste templo original remonta a 1570, sendo a fachada da segunda metade do século XVIII.
(Distância: 279 m N)
Outro Solar do séc. XVIII, maneirista, representa a arquitetura residencial. Apresenta uma planta retangular e irregular em U, integrando na casa a capela longitudinal, com coberturas diferenciadas de telhados de duas e três águas.
(Distância: 289 m N)
Esta majestosa fonte, mandada edificar por D. Maria a pedido e paga pela população, pertence ao séc. XVIII, de estilo Barroco.
(Distância: 430 m N)
Antes de Santa Eufémia, este templo religioso tinha a invocação ao Divino Espírito Santo, pertencente ao século XVIII em estilo barroco.
(Distância: 445 m N)
A Capela do Senhor do Calvário, apresenta-se numa pequena elevação com acesso por uma escadaria.